E eis que após um convite dos administradores, eu Knuckles, engesso nesta casa para ter este espaço semanal, neste mesmo dia, e como me considero um ser diletante, diletantismo postarei semanalmente. Ora isto significa que não tenho um tema base para escrever, tudo o que considere razoavelmente interessante durante a semana poderei postá-lo aqui, assim mo permitam o engenho, a astúcia e a imaginação. E partindo do princípio que já todos me conhecem, gostaria ainda de congratular o Napster e o Jippy por este novo e empolgante projecto generalista, no qual acredito que tenha fortes bases para ser uma referência futura (caso contrário nunca teria aceitado a proposta que tão amavelmente me colocaram).

Avante…

94 Milhões de euros, 80 mil pessoas, um estádio, Espanha e o Santiago Barnabéu.

Falo claro do assunto da semana, a mais do que galáctica, a universal contratação do mestre da bola portuguesa pela equipa madrilena.

Em primeiro lugar à que dize-lo e sem receios. Nenhum jogador rende um investimento igual a 30 milhões de euros, quanto mais a módica quantia de 94 do mesmo simbólico montante. Estamos a falar de um ser humano com a longevidade de 60 anos em média, podendo chegar a 80, 90 ou até 100, mas jogando apenas 20 na sua carreira desportiva, e não de um investimento público que servirá uma população por centenas de anos e todos os cidadãos poderão usufruir. Por isso nunca se poderá exigir a Ronaldo algo que justifique esse investimento, porque pura e simplesmente ultrapassa a barreira do humanamente possível.




Quanto ao valor em causa, quer da transferência, quer dos ordenados, em tempos de crise, nem vou comentar, está à vista de todos o absurdo que é por isso não me alongarei neste tópico (e também não me acredito que se cobra esse montante a vender camisolas, muita lavagem de dinheiro ocorrerá por lados do clube madrileno).

Mas o verdadeiro motivo para o qual disponho estes essenciais minutos de escrita prendem-se ao facto de conversas ou coisas que leio e vejo diariamente acerca de Ronaldo.

Todos (ou grande parte não querendo generalizar) dos portugueses são hipócritas. Hipócritas, mesquinho, tacanhos e arcaicos. Estamos sempre à espera que sejam 17:30 para sair do trabalho, preferimos estar na boa vida em casa do que fazer algo culto, preferimos não nos esforçar e deixar as coisas correr, e quando alguém do nosso país se destaca, temos sempre de apontar um defeito. À uns anos atrás, o ilustre José Mourinho era um arrogante e tinha a mania, e nunca ganharia nada no Chelsea. Hoje é considerado por grande parte da comunidade futebolística (que realmente percebe do assunto) como o melhor treinador do mundo na actualidade. Agora é normal cegar aos cafés e ouvir o habitual Gay (que é o adjectivo que mais vezes se emprega a Ronaldo), que apesar de andar “a sair” com a herdeira de umas das cadeias de hotéis mais famosas do mundo, cujo primeiro nome é o nome da capital francesa, é um palhaço, e não joga nada, e é so manias, e não é o melhor do mundo, etc…




Isto porque, como é claro, Ronaldo esforçou-se e gravou o seu nome da história. No fundo toda a gente quer ser como ele, mas como não conseguem, essas pessoas que o criticam descarregam as suas frustrações em adjectivos menos propícios em quem realmente lá chegou, e atribuem sempre o papel de melhor do mundo a Messi.

Ora aqui está algo que realmente me faz rir, r quem o diz de todo não percebe de futebol. Porquê?
Enquanto que Ronaldo é um jogador extremamente versátil, goleador, com velocidade, finta, técnica, inteligência, força, cabeceamento impulsão entre outras características que agora não me apetece enumerar (ai essa figura de estilo), Messi tem velocidade, finta técnica e pouco mais. Não cabeceia, não bate livres nem pénaltis, não tem força nem impulsão entre muitas outras características que estão presentes em Ronaldo, fazendo deste último claramente o melhor jogador do mundo.

Mas como o melhor jogador do mundo é eleito em função de prémios colectivos (não vos parece irónico?), Messi lá vai levar o caneco. Ainda bem que marcou 60 golos em duas épocas senão…. Ups, isso foi o Ronaldo, esta minha cabeça….

Por tudo isto é que nutro uma enorme admiração por Ronaldo. Podem lhe chamar parolo, que não sabe falar outras subtis línguas, mas no seu caso, os pés é que tem de falar por si. Admiro-o porque pensou sempre um pouco mais além que os restantes, porque tornou o nosso país mais conhecido por esse mundo fora, porque levou as nobres praias lusitanas para um novo patamar a nível global, e isso que se goste que r não meus amigos, é um facto.

Este miúdo que na academia de Alcochete não ia às miúdas com os amigos e ficava no ginásio, aquele que hoje é senhor do mundo do futebol enquanto esses mesmos jogadores hoje estão no Barreirense, aquele que roubava pesos para exercitar secretamente os pés de noite, aquele que nunca desistiu quando o quiseram deitar a abaixo e dizer que nunca o conseguiria, aquele que fez gestos obscenos no estádio da luz, aquele que quebra recordes e marca golos impossíveis devia ser uma inspiração para todos nós, um modelo, e não uma maneira de descarregar frustrações pelos falhanços pessoais de cada um.



Enquanto português, um verdadeiro obrigado Ronaldo, o MELHOR do Mundo.


Que comece a RonaldoMania em Espanha!


O Prodígio
Knuckles

Etiquetas: ,

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Blogger João Lopes disse:
Gostei da comparação que fizeste entre o Messi o "CR9".
De certa parte acho que mudaste a minha opinião sobre o MELHOR do Mundo, e por isso acho que tenho de te congratular por isso.

De resto acho que foste uma excelente aquisição para o TaL, e espero muito de ti, sê bem-vindo ;)
8 de julho de 2009 às 03:16  
Blogger Menaia disse:
Já discutimos esta temática no MSN, e embora eu não concordasse com o que tinhas dito (nessa conversa de MSN) com este texto acho que me fizeste mudar a opinião acerca do CR9.

Que ele se esforçou para estar onde está hoje... Isso é um facto;

Que ele é apoiado pelas massas... É um facto;

Que ele é odiado por outros tantos... É um facto;

Que ele é "maniento" fora do campo... Também é um facto (se bem que o que interessa é fazer maravilhas in-field);

Contudo, acho que os mídia lhe dão muita atenção... Acho que existem coisas no país (e não só) que devem ser mais faladas.

Agora, uma coisa é certa: O Ronaldo, quer se queira quer não se queira, é o melhor do Mundo a fazer o que faz actualmente, segundo profissionais que percebem disto... E não será um treinador de bancada que vai dizer o contrário. Mas ele não chega aos calcanhares de Zidane, Pelé, etc., etc.

Boa estreia Daniel! :D
8 de julho de 2009 às 11:02  
Anonymous Anónimo disse:
SIM SIM ele e o melhor do mundo , mas uma coisa tenho que dizer ele nunca vai chegar aos calcanhares do zidane do pele e do maradona e nem o que o ronaldinho fez em 3anos no barcelona e do ronaldo o 9!o que me da nojo e que fazem tanta coisa na televisao so para mostrar o ronaldo a ser presentado. o figo foi o melhor do mundo tambem e foi po real madrid nada de especial mas com o ronaldo tinha de ser muita coisa.
8 de julho de 2009 às 11:06  
Blogger João Lopes disse:
Mas anónimo, penso que isso se deve à temática dos tempos ser um pouco diferente, gerações diferentes, depois também penso que na cabeçinha lá da administração do Real Madrid que eles têm mais espectativas para o C. Ronaldo, do que quando o Figo chegou.
Btw, opiniões diferentes.
Cumps ;)
8 de julho de 2009 às 13:47  
Blogger Jacknife disse:
Penso que não há duvidas que ele e um genio do futebol! tambem nao podemos compara-lo a outros jogadores, sao tempos diferentes. Então imaginem como seria o Eusebio jogando actualmente? Antigamente o jogo eramais duro (em termos de faltas), nao havia substituicoes, as lesoes eram mal tratadas, e vejam a qualidade dele. Será que o Ronaldo seria tao bom nos anos 60? Não sei, ha inumeras diferenças! Por isso, nao podemos comparara-lo a ninguem excepto aos de agora do seu tempo.

Bela cronica Knuckles;)
8 de julho de 2009 às 18:44  
Blogger Wonderwall disse:
Muito Bom Knuckles!
Este Ronaldo e uma personagem carismatica, numa perspectiva mark acho que o Cena Do Futebol...

Abraço :)
8 de julho de 2009 às 18:58