Os Dogmas da Vida #1 - RonaldoMania :: publicado por Knuckles.
E eis que após um convite dos administradores, eu Knuckles, engesso nesta casa para ter este espaço semanal, neste mesmo dia, e como me considero um ser diletante, diletantismo postarei semanalmente. Ora isto significa que não tenho um tema base para escrever, tudo o que considere razoavelmente interessante durante a semana poderei postá-lo aqui, assim mo permitam o engenho, a astúcia e a imaginação. E partindo do princípio que já todos me conhecem, gostaria ainda de congratular o Napster e o Jippy por este novo e empolgante projecto generalista, no qual acredito que tenha fortes bases para ser uma referência futura (caso contrário nunca teria aceitado a proposta que tão amavelmente me colocaram).Avante…
94 Milhões de euros, 80 mil pessoas, um estádio, Espanha e o Santiago Barnabéu.
Falo claro do assunto da semana, a mais do que galáctica, a universal contratação do mestre da bola portuguesa pela equipa madrilena.
Em primeiro lugar à que dize-lo e sem receios. Nenhum jogador rende um investimento igual a 30 milhões de euros, quanto mais a módica quantia de 94 do mesmo simbólico montante. Estamos a falar de um ser humano com a longevidade de 60 anos em média, podendo chegar a 80, 90 ou até 100, mas jogando apenas 20 na sua carreira desportiva, e não de um investimento público que servirá uma população por centenas de anos e todos os cidadãos poderão usufruir. Por isso nunca se poderá exigir a Ronaldo algo que justifique esse investimento, porque pura e simplesmente ultrapassa a barreira do humanamente possível.
Quanto ao valor em causa, quer da transferência, quer dos ordenados, em tempos de crise, nem vou comentar, está à vista de todos o absurdo que é por isso não me alongarei neste tópico (e também não me acredito que se cobra esse montante a vender camisolas, muita lavagem de dinheiro ocorrerá por lados do clube madrileno).
Mas o verdadeiro motivo para o qual disponho estes essenciais minutos de escrita prendem-se ao facto de conversas ou coisas que leio e vejo diariamente acerca de Ronaldo.
Todos (ou grande parte não querendo generalizar) dos portugueses são hipócritas. Hipócritas, mesquinho, tacanhos e arcaicos. Estamos sempre à espera que sejam 17:30 para sair do trabalho, preferimos estar na boa vida em casa do que fazer algo culto, preferimos não nos esforçar e deixar as coisas correr, e quando alguém do nosso país se destaca, temos sempre de apontar um defeito. À uns anos atrás, o ilustre José Mourinho era um arrogante e tinha a mania, e nunca ganharia nada no Chelsea. Hoje é considerado por grande parte da comunidade futebolística (que realmente percebe do assunto) como o melhor treinador do mundo na actualidade. Agora é normal cegar aos cafés e ouvir o habitual Gay (que é o adjectivo que mais vezes se emprega a Ronaldo), que apesar de andar “a sair” com a herdeira de umas das cadeias de hotéis mais famosas do mundo, cujo primeiro nome é o nome da capital francesa, é um palhaço, e não joga nada, e é so manias, e não é o melhor do mundo, etc…
Isto porque, como é claro, Ronaldo esforçou-se e gravou o seu nome da história. No fundo toda a gente quer ser como ele, mas como não conseguem, essas pessoas que o criticam descarregam as suas frustrações em adjectivos menos propícios em quem realmente lá chegou, e atribuem sempre o papel de melhor do mundo a Messi.
Ora aqui está algo que realmente me faz rir, r quem o diz de todo não percebe de futebol. Porquê?
Enquanto que Ronaldo é um jogador extremamente versátil, goleador, com velocidade, finta, técnica, inteligência, força, cabeceamento impulsão entre outras características que agora não me apetece enumerar (ai essa figura de estilo), Messi tem velocidade, finta técnica e pouco mais. Não cabeceia, não bate livres nem pénaltis, não tem força nem impulsão entre muitas outras características que estão presentes em Ronaldo, fazendo deste último claramente o melhor jogador do mundo.
Mas como o melhor jogador do mundo é eleito em função de prémios colectivos (não vos parece irónico?), Messi lá vai levar o caneco. Ainda bem que marcou 60 golos em duas épocas senão…. Ups, isso foi o Ronaldo, esta minha cabeça….
Por tudo isto é que nutro uma enorme admiração por Ronaldo. Podem lhe chamar parolo, que não sabe falar outras subtis línguas, mas no seu caso, os pés é que tem de falar por si. Admiro-o porque pensou sempre um pouco mais além que os restantes, porque tornou o nosso país mais conhecido por esse mundo fora, porque levou as nobres praias lusitanas para um novo patamar a nível global, e isso que se goste que r não meus amigos, é um facto.
Este miúdo que na academia de Alcochete não ia às miúdas com os amigos e ficava no ginásio, aquele que hoje é senhor do mundo do futebol enquanto esses mesmos jogadores hoje estão no Barreirense, aquele que roubava pesos para exercitar secretamente os pés de noite, aquele que nunca desistiu quando o quiseram deitar a abaixo e dizer que nunca o conseguiria, aquele que fez gestos obscenos no estádio da luz, aquele que quebra recordes e marca golos impossíveis devia ser uma inspiração para todos nós, um modelo, e não uma maneira de descarregar frustrações pelos falhanços pessoais de cada um.
Enquanto português, um verdadeiro obrigado Ronaldo, o MELHOR do Mundo.
Que comece a RonaldoMania em Espanha!
O Prodígio
Knuckles
Etiquetas: Knuckles, Os Dogmas da Vida
Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.
Enviar um comentário
O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!