Este texto foi gentilmente cedido pela autora do blogue "sac89"

...


"Temos que admitir: o agora em que vivemos está-se a tornar insuportável. A política já não existe e em seu lugar imperam as redes económicas. Os homens e mulheres que outrora lutavam por um Portugal já morreram e com eles morreram os seus ideais e o seu nacionalismo que fazia mover o país. O Portugal de antes tornou-se o Portugal de hoje.
O individualismo é a palavra de ordem e já ninguém se une para defender um ideal que beneficie o seu país e os seus compatriotas; as pessoas, hoje, limitam-se a viver a sua vida e só se lembram que existe um Portugal quando se trata de futebol… é um pouco deprimente. Resumimo-nos ao futebol, toda a nossa história, todo o nosso esforço é deitado fora pelos portugueses de agora. Não temos ambições, não temos ideais… estamos vazios.
Somos criaturas apáticas e sem pulso; somos animais inanimados: as próprias pedras conseguem ter mais vida que nós. Criticamos, manifestamos apenas quando os nossos tornozelos são pisados. Somos interesseiros e invejosos. Desde que não nos chateiem e que os nossos bolsos estejam cheios, somos felizes. O espírito nacionalista morreu. Aqueles que navegaram, descobriram e que exploraram meio mundo já desapareceram e nem saudades deixaram.
Tornámo-nos numa cambada de tristes. A força que à séculos atrás nos tornaram um país independente e que depois nos levou a guiar o mundo a outro mundo desapareceu, aparentemente para sempre. Quem somos nós, hoje, afinal? Um bando que aqui anda e que espera apenas pela morte… Coitado de Fernando Pessoa, desolado ficaria se soubesse o estado em que o país está hoje. E por culpa de quem? Dos políticos? Pobrezinhos deles, são apenas o reflexo dos cidadãos e estes deles. É um círculo vicioso complicado.
Temos que nos erguer de novo. Precisamos de novas cabeças, de novos ideais, de uma nova força… Temos que dar um novo significado a Portugal e aos portugueses. Caímos já tantas vezes e não pode ser agora que nos deixamos ficar deitados à espera de milagres. Cabe a nós mudar! Cabe aos jovens iniciar uma nova fase! Cabe a nós! Só a nós!"

Decidi publicar aqui, pois esta crónica não podia continuar no "anonimato", digamos.
Na minha opinião este texto mostra um retrato do nosso país e das nossas pessoas muito bem conseguido! Parabéns à autora

Guakjas

Etiquetas: , ,

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Blogger Knuckles disse:
Simplesmente bebi o texto :)
Tudo de encontro com a minha linha sequencial de pensamentos, analogias e comparações extraordinárias, resta-me felicitar a sua autora.

E que verdades foram ai escritas! Hoje em dia, são os portugueses que falam mal de Portugal, nem tanto os estrangeiros... O nacionalismo morreu. Vemo-nos descontentes por uma sociedade apática e sem objectivos, começando na classe operária que na sua generalidade, está à espera das 17:30 para sair do trabalho e ir ao café de noite.
Da juventude nem se fala... Pessoas que não estudam nem deixam os outros estudar, só porque fica bem e impressiona meia dúzia de miudas. Jovens que preferem ver Morangos a ver uma peça de teatro, jovens que a única coisa que lêm são as revistas semanais para adolescentes. Pergunto-me onde irá isto parar...

Penso que pessoas a pensar como eu e mais alguns estamos em vias de extinção no nosso país. Pessoas que ainda acreditam numa bandeira, num país, numa revolução, num ideal.

Como venho dito, cabe-nos a nós, jovens com mais mentalidade, tomar a iniciativa. Construam os vossos próprios ideiais, enquadrem-se em projectos culturais, iniciem-se na vida política...

E como diria o Uncle Sam: Ask not what your country can do for you, but whath can you do for your country!
23 de julho de 2009 às 11:40  
Blogger armyofufs disse:
Na minha opinião, muito antes de começar a discutir nacionalismos, ideais, políticas e tudo o mais, dever-se-iam colocar muitas questões filosóficas. Mas como as pessoas tomam a vida e a forma de a viver como padronizada, esta discussão levaria anos.

A minha opinião acerca do tema "política" ficou expressa no teu último post, caro João. ;)
23 de julho de 2009 às 13:03  
Blogger João Lopes disse:
Vou em frente com as ideias desta senhora, pois, talvez esta opinião dela, é também a minha e de muitos.
23 de julho de 2009 às 15:06  
Blogger Menaia disse:
Simplesmente verdade. Concordo com tudo o que foi dito aqui. Portugal vive só para o futebol, são todos uma cambada de hipócritas, tacanhos, pessoas sem ambição, só se sabem queixar, são incultos, são parvos... Em suma Portugal é uma "ninharia" de otários e completamente vazios por dentro.

Cabe à nossa geração trazer um novo "folêgo".. em tudo!

Parabéns à autora do texto que só diz verdades e parabéns ao João por tê-lo postado aqui. :)
23 de julho de 2009 às 15:51