Politicamente falando… #2 - Retrato português :: publicado por Guakjas.
Este texto foi gentilmente cedido pela autora do blogue "sac89"...
"Temos que admitir: o agora em que vivemos está-se a tornar insuportável. A política já não existe e em seu lugar imperam as redes económicas. Os homens e mulheres que outrora lutavam por um Portugal já morreram e com eles morreram os seus ideais e o seu nacionalismo que fazia mover o país. O Portugal de antes tornou-se o Portugal de hoje.
O individualismo é a palavra de ordem e já ninguém se une para defender um ideal que beneficie o seu país e os seus compatriotas; as pessoas, hoje, limitam-se a viver a sua vida e só se lembram que existe um Portugal quando se trata de futebol… é um pouco deprimente. Resumimo-nos ao futebol, toda a nossa história, todo o nosso esforço é deitado fora pelos portugueses de agora. Não temos ambições, não temos ideais… estamos vazios.
Somos criaturas apáticas e sem pulso; somos animais inanimados: as próprias pedras conseguem ter mais vida que nós. Criticamos, manifestamos apenas quando os nossos tornozelos são pisados. Somos interesseiros e invejosos. Desde que não nos chateiem e que os nossos bolsos estejam cheios, somos felizes. O espírito nacionalista morreu. Aqueles que navegaram, descobriram e que exploraram meio mundo já desapareceram e nem saudades deixaram.
Tornámo-nos numa cambada de tristes. A força que à séculos atrás nos tornaram um país independente e que depois nos levou a guiar o mundo a outro mundo desapareceu, aparentemente para sempre. Quem somos nós, hoje, afinal? Um bando que aqui anda e que espera apenas pela morte… Coitado de Fernando Pessoa, desolado ficaria se soubesse o estado em que o país está hoje. E por culpa de quem? Dos políticos? Pobrezinhos deles, são apenas o reflexo dos cidadãos e estes deles. É um círculo vicioso complicado.
Temos que nos erguer de novo. Precisamos de novas cabeças, de novos ideais, de uma nova força… Temos que dar um novo significado a Portugal e aos portugueses. Caímos já tantas vezes e não pode ser agora que nos deixamos ficar deitados à espera de milagres. Cabe a nós mudar! Cabe aos jovens iniciar uma nova fase! Cabe a nós! Só a nós!"
Decidi publicar aqui, pois esta crónica não podia continuar no "anonimato", digamos.
Na minha opinião este texto mostra um retrato do nosso país e das nossas pessoas muito bem conseguido! Parabéns à autora
Guakjas
Etiquetas: Pessoas, Politicamente Falando, Portugal
Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.
Enviar um comentário
O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!