Olá pessoal!

Como foi a vossa semana? Para variar MUITO OBRIGADO pelos comentários. Hoje vai ser uma rúbrica “informativa” por assim dizer porque vou falar de um dia que gosto muito, o Halloween! Para muitos dos portugueses é só mais um dia no calendário e sinceramente tenho pena disso porque o Halloween é uma época divertida tal como o Carnaval mas mais assustadora. Claro que em Londres e nos E.U.A é festejado com toda a pompa e gostava que aqui houvesse pelo menos algum entusiasmo mas a verdade é que a maioria não liga nenhuma. Não me perguntem porque gosto deste dia mas a verdade é que gosto, talvez sejam influências da já mítica personagem Jack Skellington criada pelo grande realizador Tim Burton (por quem já mostrei a minha adoração).

Vamos lá a alguma história, sim porque eu decidi falar no Halloween não só porque gosto mas também pela oportunidade de ficar a saber mais sobre este dia e de partilhar com todos aqui do TAL. Ora bem o Halloween começou entre os anos 600 a.C. e 800 a.C. através das tradições de alguns povos da Gália e Ilhas Inglesas mas foi nos E.U.A que esta época se tornou conhecida, por incrível que pareça no início o Halloween não tinha a nada a ver com bruxas mas sim com o final do verão na Irlanda! A celebração tem duas origens, a Pagã chamada Samhain onde o objectivo era prestar culto aos mortos através de rituais dados por sacerdotes que actuavam como médiuns. Por outro lado a origem Católica festejava em honra de Todos os Santos que é celebrado a 1 de Novembro mas que se começa a preparar a 31 de Outubro, em inglês esta vigília chamava-se All Hallow’s Eve mas passou para All Hallowed Eve e All Hallow Een que eventualmente originou Halloween.

Depois da história propriamente dita passando à parte das bruxas que foram associadas ao Halloween na Idade Média devido às perseguições a homens e mulheres que fossem suspeitos de serem bruxos ou bruxas que acabavam muitas vezes queimados na fogueira, nos chamados Autos-de-Fé. O Halloween passou a ser assim conhecido como o Dia das Bruxas.
Hoje em dia o Halloween não se compara a como era, sendo que só restou uma ligeira alusão aos mortos, foram acrescentados os disfarces, continua a tradição do “Trick or Threat” (doce ou travessura que surgiu na Inglaterra) e claro as sempre presentes e típicas abóboras, também estão presentes elementos ligados a bruxaria, fantasias e itens comercializados que surgiram em parte devido a filmes.

Bem fico por aqui esta semana, espero que tenham gostado desta rubrica um pouco diferente do normal já que foi só história e pouca partilha da minha parte. Alguns de vocês já foi fazer Trick or threat? Ou a alguma festa de Halloween?

Happy Halloween!

P.S: Só depois de ter acabado a rúbrica sobre o Halloween é que reparei que na estreia do Knuckles ele falou do mesmo por isso caros leitores do TAL esta semana têm edição dupla sobre o mesmo tema!

Phoenix

Etiquetas: , ,

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Blogger Knuckles disse:
Engaçado termos escolhido ambos o mesmo tema ;)

"Alguns de vocês já foi fazer Trick or threat? Ou a alguma festa de Halloween?"

Dos 8 aos 13 andei sempre na rua a pedir doces e a atirar farinha às casas, colocar cócó de cão nos jornais a arder e tocar nas campainhas, entres esses mitos sociais referentes a miudos da dita faixa etária.

Desde então sempre me dediquei a organiza/participar em Halloween partys, o que se tem revelado extremamente divertido e didático ao mesmo tempo. Ainda este ano tenho o privilégio de particiar em duas :)

TaL como tu, é das minhas alturas favoritas do ano, aliás, talvez a segunda após o Natal, no fundo, esta mistura de humor e terror, sempre me fascionou muito.

Bom post.
31 de outubro de 2009 às 00:38  
Blogger João Lopes disse:
Não faz mal! Olha vou adicionar uma coisa ao teu titulo, depois vês o quê.

Quanto ao Halloween tenho pena que em Portugal não seja festejado como é nos States, gostava de ver as casas enfeitadas com acessórios próprios para a ocasião, adorava mesmo... mas pronto, não se pode ter tudo!

Bom texto ;)

Olha tenta pôr sempre nas etiquetas o título da tua rubrica "A Revolution Has Begun" para ficar bem na biblioteca! Abraço!
31 de outubro de 2009 às 12:49  
Blogger João Lopes disse:
Afinal já não vou adicionar nada ao titulo, esqueçe :P
31 de outubro de 2009 às 12:55  
Blogger Wonderwall disse:
Bom texto. Phoenix :)

Quanto ao tema em si, eu por acaso ligo muito ao Carnaval, dantes era so doce ou travessuras, so que na verdade não tinhamos travessuras por isso se alguem dissese não, não podiamos fazer nada...

Mas tudo mudou, há dois anos começei a ir para as ruas, e a fazer merda... esse é que é o espirito do Halloween...

Bom Halloween a todos!
31 de outubro de 2009 às 13:39  
Blogger Guakjas disse:
O Halloween está na ordem do dia xD
Ao contrário do meu amigo Knuckles, eu nunca fiz estas típicas brincadeiras de Halloween. Não sei porquê, nunca tive aquela "chama" digamos.
Mas gostaria de fazer umas coisitas marotas LOL
Mas lá está, como o Jippy diz, cá em Portugal isto não é festejado com tanta "intensidade"

Beijinhos
31 de outubro de 2009 às 15:25  
Blogger Menaia disse:
Assim como o Knuckles, eu também fui, TaLvez naquela faixa etária mencionada (8 aos 13, maybe) um rapaz que festejava muito o Halloween. Desde filmes de terror, festas na escola, até ao habitual "trick or treat" (bem, este já não tanto xD) eu sempre festejei um bocado o Halloween, no entanto, julgo que esta tradição, apesar de estar a crescer em Portugal, não é vivida como nos USA ou na terra de Sua Majestade.

Mais um bom artigo! :D
31 de outubro de 2009 às 19:40  
Anonymous armyofufs disse:
Aqui fica uma sugestão de serão de halloween:

http://stagevu.com/video/dfcxwwgfbuqk
31 de outubro de 2009 às 19:43  
Anonymous armyofufs disse:
Já agora, alguém me consegue explicar o que deu à equipa de programação do TVCine para introduzirem na maratona de 12 horas de filmes de terror de hoje o "Crepúsculo"?! LOOOOOOOOL, aqui tem tanto de terror como, para aí, o A Bela e o Monstro! ROFL
31 de outubro de 2009 às 19:44