http://i48.tinypic.com/ouw9dg.png

“Quem sou eu na realidade? Digo-vos só para se lembrarem de mim como uma ideia e não como alguém, isto porque o alguém pode falhar. Pode ser apanhado, morto ou até esquecido, mas uma ideia pode sobreviver durante bastante tempo. Eu já observei na fila da frente o poder das ideias, já vi pessoas matarem em seu nome, pessoas a morrerem em defesa delas… mas o único contra é que não podes beijar uma ideia, não podes tocar-lhe ou até agarrá-la… as ideias não sangram, não sentem dor, não amam … Mas não é da ideia que sentiram falta depois, será sempre do homem que a pôs em prática.”
In V for Vendetta, 2005.

Mas nos dias de hoje ninguém sequer se preocupa com ideias. São mais as acções de cabeça vazias que predominam na sociedade. Tomem por partido a juventude de hoje em dia. Onde vai ela parar pelo andar deste comboio? Eu posso responder que neste momento o comboio atravessa um túnel de escuridão, onde como estes nossos jovens, parecem andar às escuras. É interessante ver a diferença que se passa de uma geração para a outra. Pronto, eu sei que os tempos e o contexto são bastante diferentes, mas onde numa geração se trabalhava de sol a sol nos campos, agora basta um simples jogo numa rede social para vir apagar os costumes de outrora. Nada é mais o que foi.

Este geração encontra-se sem bússola. Esperam, despreocupados com a vida, vivendo pelo convívio, pelas drogas, pelas saídas à noite, pela aparência etc. Nada mais importa. Parece que já ninguém tem objectivos de vida, e o panorama actual do País leva-nos a crer isso também, mas quando outrora era a vocação que contava, agora conta o que tem mais saída. Portanto um dia mais tarde, este país estará cheio de determinados profissionais numa área, e nas outras será mais escasso que encontrar água num deserto. Mas parece que nem se preocupam. A vida não lhes custa como custava antigamente. Hoje em dia, cai tudo do céu. Para quê preocuparmo-nos se os nossos progenitores me garantem entrada em Universidade A ou B? De certeza que percebem onde quero chegar.

Claro que a vida tem de ser vivida com animação e alegria. Mas tudo dentro de limites. Existe neste país um acesso a tudo e mais alguma coisa de uma maneira tão fácil e desbarata que leva os miúdos de hoje em dia, já na casa dos 14 anos, a consumirem bebidas alcoólicas e drogas. Um caso interessante de se ver, aconteceu comigo esta semana, quando uma miúda com os seus 13 anos mandou uma mensagem a um amigo meu a perguntar se queria ter relações sexuais. Lá diz o ditado que ‘é de pequenino que se torce o pepino’, mas vamos lá a ter calma menina, é uma frase no sentido figurado….

O que interessa acima de tudo é parecer bem. Estar na moda. Usar as roupas de marca, os ténis de ultima geração e cair nas graças de um grupo. E formam-se bastantes grupos, hoje em dia. Quando toda uma sociedade devia dar-se bem, os preconceitos sim são coisa do passado, cada vez mais são rotulados e criam-se problemas onde não existem. E se uma pessoa não tem dinheiro para ténis de marca? Para comprar o telemóvel topo de gama? É assim tão monstro que não se possa falar? É a realidade a que eu assisto hoje em dia.

Mas o importante, e que nem tudo se resume a bens materiais. As pessoas são muito mais que uma peça de roupa ou um acessório. E por vezes, as pessoas que apontam o dedo, deveriam por um minuto pensar nelas por um bocado. Afinal, o que ela tem a mais que a outra é só uma peça de roupa ou um acessório caro, e vá menos inteligência também. Todo este cenário, aos meus olhos, é um cenário triste. Podem chamar-me antiquado mas eu sou uma pessoa que preza e bastante as tradições do passado. Isto também depende das pessoas, e do meio onde crescem e são educados, e uma coisa que eu agradeço é ter sido ensinado a pensar por mim mesmo e não seguir-me pelo que a ou b dizem.

Sou uma pessoa que preza ler um bom livro, ir a um concerto, ver um bom filme. Muita gente hoje em dia não é assim. Adoro ouvir música boa, coisa que nos dias que correm também não existe, e quando digo música boa, refiro-me a grandes bandas dos anos 80/90. Muita gente hoje em dia não conhece sequer quem são essas bandas/artistas. Limitam-se a ouvir aqueles barulhos provenientes das discotecas. Não são capazes de apreciar arte, e a única coisa que lêem são as mensagens dos seus telemóveis todas pessimamente escritas.

E no fim de tudo o que resta para amanhã? Uma mão na cabeça. Uma mão que é levada à consciência quando tudo é tarde de mais, quando se vê que quando havia a oportunidade, as prioridades eram outras e agora não há volta a dar. Quando deviam ter sido preocupados foram desleixados. As tradições permanecem, com aqueles que as sabem estimar e guardar, pois ainda existe muito boa gente que se diferencia da reles.

Existe gente que ainda dá valor às coisas no dia de hoje, pensando sempre no que restará amanhã.

ideas are bulletproof.

Etiquetas:

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Anonymous Anónimo disse:
Excelente!
Bebi cada palavra deste texto!
Simplesmente perfeito e uma cópia autêntica do que a realidade!
Ainda bem que vieste aqui parar! Sê bem-vindo ao Thoughts and Letters! Que a tua estadia seja longa e cheia de coisas como estas!
Abraço :D
28 de fevereiro de 2010 às 01:26  
Blogger Tmx disse:
grande texto meu...
so n concordo quando dixs que o pessoal n tem bussula... eu axo k o caso ta bem pior! eles tem carradas (s pegar moda e claro) mas simplesment tem-nas... n fazem ideia de como as usar...
alias n fazem ideia de nada... foram programados para querer enriquecer custe o k custar e suspeito que a grande maioria isso n vai ser possivel e quando os pais faltarem com a mesada, onda de suicidios e o meu palpite, la pos 30.
lembram-me mesmo as makinas, k quando n conseguem fazer akilo pa k forma programas tem de fazer um reboot...
pergunto-me como pessoas poderao faze-lo.......
28 de fevereiro de 2010 às 11:25  
Blogger Menaia disse:
Continuas o mesmo na escrita, sempre aquele rapaz com uma opinião bastante própria e sem rodeios para os demais. É bom ver-te no TaL, sem dúvida. Bem-vindo.

Mas o pior de tudo, é que tens razão. Esta geração é fútil e vive muito para o momento. Não têm perspectivas de futuro, dão demasiada importância a coisas efémeras, assim como às aparências, e seguem as tendências da "manada", ou seja, de uma maioria. Não têm opinião própria sobre nada, querem lá saber do estado do país, de política ou cultura.

É por isso que gosto muito disto dos blogs, porque ao fim e ao cabo posso dar uma opinião e discutir sobre determinados assuntos que na vida real não consigo discutir ou falar, pois conheco poucas pessoas que se interessam. Mas isso não significa que não tenha amigos "trend", pois tenho, assim como amigos que "seguem" a minha ideologia.
E também falo por mim, pois não digo que não sigo tendências, ou que não faça coisas que outros jovens da minha idade fazem. Aliás, não me venham com tretas, pois todos somos um pouco assim, todos seguimos pelo menos uma coisa que está na moda. Mas eu não "exagero", por assim dizer, porque tenho gostos próprios e opiniões próprias.

Há uns meses, por exemplo, cheguei ao pé de uma gaja lá da escola e disse-lhe o que achava dela (basicamente é mais ou menos um "produto" que se fala aqui no post). Ela levou a mal e no minuto a seguir deixou de falar comigo. Mas valeu a pena ter-lhe dito o que pensava, fiquei mais aliviado, indpendentemente de ela se preocupar com a minha opinião ou não.

O problema dos jovens é estarem-se a cagar para tudo. Tudo mesmo.

Excelente texto. Espero ver mais destes da tua autoria aqui no blog. Parabéns. :)
28 de fevereiro de 2010 às 13:57  
Anonymous armyofufs disse:
Bem, quanto a esta temática, e apesar de concordar, tenho que tecer uns acrescentos no que à minha opinião diz respeito, visto que essa concordância não é estrita.
E esse acrescento é o seguinte: enquanto criticamos toda esta devassidão e indolência juvenil, também temos que nos lembrar que nem toda a gente pode ser engenheiro, médico, político, advogado, farmacêutico, juíz, ou deter uma qualquer actividade profissional de maior relevo e responsabilidade. Aliás, se assim fosse, creio fortemente que o mundo seria um caos...e penso que qualque pessoa com a mínima capacidade racional compreende o que quero dizer. Portanto, logo que não interfiram, pelo menos directamente, com a liberdade alheia, e desde que não caiam na estupidez de se sentirem infelizes por diversos erros cometidos, a mim é-me indiferente o que fazem. Além do mais, há que saber balancear as coisas, algo que até referiste aqui: "Claro que a vida tem de ser vivida com animação e alegria. Mas tudo dentro de limites.", caso contrário pode transitar-se de um estado de madraçaria para um de esgotamento psíquico e, eventualmente, suicídio. Para isso basta ter acesso aos números de suicídios que têm vindo a crescer exponencialmente ao longo dos últimos anos, maioritariamente nos países desenvolvidos, e ainda mais nas grandes potências mundiais, derivado da indução de estados de "workaholism" nos trabalhadores, devido a vários factores, dentre os quais se destaca a competição interpessoal que, muitas vezes, redunda em algo extremamente pouco saudável e cria, até, pessoas arrogantes e cegadas pela ambição desmedida.

Não obstante, um bom texto e uma boa reflexão.
28 de fevereiro de 2010 às 16:56  
Anonymous armyofufs disse:
Lamento mais esta intervenção, principalmente por nada ter que ver com o mote do presente texto, mas se calhar não seria má ideia alguém actualizar o separador correspondente à equipa do blogue com informações sobre o Armando e o Vendetta e, quiçá, remover de lá umas certas entidades que apenas se dignaram a postar duas ou três vezes, como que para ter o nome em mais um blogue...Não gosto de falar em nomes directamente, nem quero pretendo que o processo seja acelerado, visto que compreendo que possa ter havido algum desleixo inadvertido e/ou certa falta de tempo por parte de quem tem TaL competência, mas sinceramente penso que uma coisa é contribuir para o blogue proporcionalmente ao tempo disponível, outra é já não fazer tenção de contribuir mais de todo, que é exactamente o que me dão a entender determinadas pessoas. E mais não digo...mais uma vez peço desculpa pela intromissão neste post...
28 de fevereiro de 2010 às 22:24  
Blogger César Santos disse:
Oh armyofufs, quando se fazem acusações, não se fazem acusações para o ar. Se tens coragem para as lançar, não vejo qual o problema de lhes juntar nomes. Eu não tenho problemas em admitir que não cumpri com o pré-estabelecido com os administradores, mas eu tinha vergonha de lançar acusações sobre colegas bloggers, em vez de os incentivar a voltar para engrandecer o TaL.

Não me interpretes mal, nada tenho contra ti e até gosto do teu "trabalho", mas desta vez, parece-me que não estiveste bem. É só uma opinião, TaL como a tua.

Abraço a todos...

P.S.: Belo texto, um pouco inflamado demais, mas, no geral, é um bom artigo.
28 de fevereiro de 2010 às 22:37  
Blogger Knuckles disse:
Claro, ouçam ali o senhor não-tenho-tempo-por-causa-da-universidade-mas-sempre-que-posso-estou-aqui-com-as-minhas-pseudo-visões-sociais-dos-anos-60.

Quanto ao novo membro, escrita banal, tema batido, daí me ter ficado pelo segundo parágrafo, contudo não pretendo com isto subjogá-lo de algum modo. Assim que a temática me interesse poço eventualmente tecer uma análise, mas sinceramente, o blogue tem cada vez menos de generalista. Just my opinion.
1 de março de 2010 às 14:51  
Anonymous armyofufs disse:
"Oh armyofufs, quando se fazem acusações, não se fazem acusações para o ar. Se tens coragem para as lançar, não vejo qual o problema de lhes juntar nomes. Eu não tenho problemas em admitir que não cumpri com o pré-estabelecido com os administradores, mas eu tinha vergonha de lançar acusações sobre colegas bloggers, em vez de os incentivar a voltar para engrandecer o TaL.

Não me interpretes mal, nada tenho contra ti e até gosto do teu "trabalho", mas desta vez, parece-me que não estiveste bem. É só uma opinião, TaL como a tua."

Retive isto, quanto ao resto que foi "dito" acerca do meu segundo (ou primeiro) comentário só tenho a dizer que comparar um comentário ou outro mais elaborado, feito durente um dia de fim-de-semana, com o não ter tempo para fazer um texto decente é ridículo. Além de que já nem sei quem é mais imaturo...se é quem, supostamente, tem ideais utópicos, ou quem não é capaz de aceitar que existem pessoas com opiniões muito divergentes e que, logo que não sejam afrontivas para com outrem, devem ser respeitadas como qualquer outra e não a ser chamadas por nomes com "-". E não falo só em meu favor...
1 de março de 2010 às 15:27  
Blogger Lau disse:
Este texto está excelente mesmo. Por muito que não queiramos, é a verdade nua e crua. Tens razão, a única preocupação da nossa geração é a moda. E a aparência, e o parecer bem. E esta geração que irá governar, futuramente, o nosso país. E o que será feito do nosso Portugal nessa altura? Governado por gente fútil.
Se falarmos com a maioria dos jovens, com os nossos colegas de escola, sobre um livro que lemos e que gostamos muito, e até gostavamos de discutir ideias, eles ficam a olhar para nós como "burros a olhar para um palácio" e mandam-nos à fava. De filmes eles ainda estão actualizados, mas livros nada. E música percebem daquele "pum-pum" horrível das discotecas que nos deixam os tímpanos a zunir. Grandes bandas e cantores dessa grande década que foi a de 80 quase ninguém fala. Se quero falar sobre isso, falo com o meu pai, que também é apaixonado. :D
Mas se falarmos da nova tendência de t-shirts ou de vestidos, levamos com um discurso de duas horas sobre o que se deve combinar com quê e o que fica bem com quê. E quem fala em roupa, fala em maquilhagem e calçado. (pelo menos, falo enquanto rapariga).
Às vezes chega a meter pena ver pessoas que podiam dizer algo de útil quando abrem a boca, mas só sai futilidade.
Bem, estás mesmo de parabéns. O texto está muito bom.
1 de março de 2010 às 22:40  
Anonymous Anónimo disse:
Olha ó Knuckles não te fica nada bem estares para ai a armar-te em tipo que é superior que os outros/aquele que diz mal de todos! O pseudo-intelectual aqui és tu! Desculpa que te diga! Eu gosto bastante da tua escrita e este Vendetta não fica atrás! Gostei bastante do que ele aqui escreveu!
Dizes que é um tema bastante batido? Tu se calhar nem fazes nada para mudar as coisas! Se calhar és um "maria-vai-com-os-outros" e que também é influenciado e corrompido pela sociedade!
Haja paciência..

Abraços

PS: Não te conheço de lado nenhum mas a postura que estás aqui a dar não é a de um individuo inteligente como mostraste ser anteriormente, mostraste ser mais um dos demais... Daqueles que só ele é que sabe...
4 de março de 2010 às 23:04  
Blogger Knuckles disse:
O que um tipo tem de aturar.

Eu apenas dei a minha opinião, não insultando ninguém, apenas expondo o meu ponto de vista de uma maneira que considerei benéfica. Queriam que chegasse aqui e brindasse o autor com algo do género :"Brilhante, fiquei maravilhado", quando não o achei? Se tecesse juízos de valor, até dava razão a essa resposta, agora fazer juízos pessoais da minha pessoas quando apenas expôs o meu ponto de visto isso não, até porque não existe motivos para TaL.

Como não me conheces, esses juízos passam-me totalmente ao lado. Como já afirmei repetidamente o único cujos juízos de valor tenho em consideração no seio do blogue são os do Bragança, pois é uma pessoas com a qual interajo quase diariamente. Agora vem um tipo apelidado de Tazos, que tem uma catch frase mais estúpida que os pedidos de reforma que deram entrada até agora na Segurança Social (que eram os estimados para todo o ano no nosso país), tentar vangloria-se com uma pseudo sobrevalorização de valores morais?

Não querem ler a minha opinião, simplesmente ignorem, mas parece que faz comichão não é? :)

Já agora, pouco posso fazer pelo TaL, mas fui eu que sugeri a entrada de membros influentes como o Guajkas, e já escrevia para a casa muito antes de tu e todos os que se encontram na equipa (exceptuando os admins) escreverem. Como diriam os mais velhos:"Eu abri o caminho para estares aqui".

Para além do mais, já abandonei o projecto uma vez, e os admins sempre me convidaram repetidamente a integra-lo. Eu não sou de teorias, mas mesmo ocasional, devo fazer falta aqui à casa.

Pelo menos, consigo em praticamente todos os artigos que elaboro, mais de 7 comentários. Quem se pode gabar de TaL proeza? :)
5 de março de 2010 às 14:46  
Anonymous Miolo3 disse:
Infelizmente (para alguns) tenho que concordar com o Knuckles, "escrita banal, tema batido(...)". Não é, além disso, um fenómeno recente! A sociedade sempre funcionou 'ovinoculturalmente': o pastor dá as "ordens", as ovelhinhas vão todas atrás... mas há sempre aquelas que não o fazem... Sinceramente acho que já todos sabemos disso, acho que é uma opinião partilhada por todos os membros do TaL, pelo menos...
Não tenho muito a comentar porque, TaL como dei a entnder, acho um tema batido... Não há muito mais a dizer para além do que já foi dito... Já li demasiados textos sobre o assunto... Espero que não leves a mal, é apenas uma opinião ;)

PS - Quanto ao comentário do armyofufs sobre aqueles que só vêm cá de vez em quando... Tens toda a razão [e eu sei que faço parte desse quadro :|]... Mas bom, estamos sempre a tempo de mudar =P
5 de março de 2010 às 15:24  
Anonymous Anónimo disse:
Olha lá rapazinho o que é que tu tens contra a minha frase? Caso tu não saibas é do grande Woody Allen! Cineasta de grande qualidade que tu certamente conheces... Se calhar não aprecias... Não sei, não te conheço... Não sei quais os teus gostos cinematográficos... Mas quando dizes "Agora vem um tipo apelidado de Tazos, que tem uma catch frase mais estúpida que os pedidos de reforma que deram entrada até agora na Segurança Social" estás a insultar o grande Allen e não a mim... Vamos lá ver... Isto é um espaço para ter conversas com bom nível e com alguma qualidade... Desculpa alguma coisa da minha parte... Mas estou sinceramente farto de pessoas que têm a mania que sabem muito... (não aplicando a ninguém em particular, note-se)
Abraço
5 de março de 2010 às 20:44  
Anonymous Anónimo disse:
Já agora o que é que tem o Tazos? Olha que o teu não é melhor...
5 de março de 2010 às 20:45  
Blogger Knuckles disse:
Desde que não "me enchas o saco" (deu-me agora uma de brasuca), eu mantenho-me no meu canto. Tu sim começas-te uma discussão sem o mínimo de nexo, e eu claro não me deixaria ficar.

btw, as minhas referências pessoais ficam do blogue, para que fique claro ;)
5 de março de 2010 às 20:55  
Antes de mais bem-vindo Vendetta!
Grande tema e grande texto!
Concordo plenamente contigo, continua assim :D

Fica bem ^^
5 de março de 2010 às 23:57