Bem estou ciente que, muito provavelmente (eu consideraria, até, um acontecimento certo, em termos probabilísticos), o mau caro Napster já se deleitou ao longo das linhas procedentes, por meio da aquisição da revista por onde vão militando uns trechos por demais deleitantes, embora algumas vezes com um travozinho de insipidez, com a mais recente (espero que não seja publicada uma antes. Nunca esquecer que elaborei este post no passado dia 13.) escritura canónica do estilo musical quiçá ainda mais "tuga" que o próprio fado (!), Ricardo Araújo Pereira (RAP).
Antes de proceder à transcrição (copy paste, vá lá) ou transladação (se recorrermos a uma metáfora da crónica como sendo o cadáver da res cogitans do RAP) da redacção para aqui, que me seja assegurada, incumbida, delegada e permitida a liberdade de expressão necessária à plena parabenização do ano de existência deste nosso ponto de encontro virtual, filho híbrido de um copular inusitado do nosso Napster com a Blogger. Mas, isso, são outros "quinhentos" (cliché do raio!).

Assim, e sem me negligenciar na tarefa de inteirar o nosso "boss" de uma possível posterior formalização desta parabenização, por meio de outros termos menos rebuscados e mais acessíveis ao entendimento humano corrente, na caixa de comentários abaixo, cedo a crónica supracitada.





Liberdade de pressão



Quando o primeiro-ministro Cavaco Silva disse que dedicava apenas cinco minutos por dia aos jornais, houve indignação. Agora, há saudade...


"É uma questão que tem sido colocada várias vezes: a internet vai acabar com os jornais? Finalmente, temos a resposta: só se José Sócrates não acabar com eles primeiro. O primeiro-ministro tentou controlar o défice e não conseguiu, tentou controlar o desemprego e não conseguiu, tentou controlar a comunicação social e esteve perto de conseguir. Acaba por ser justo que o plano tenha falhado. Era o que faltava que Sócrates fosse eficaz no que lhe interessa e ineficaz no que interessa ao País. Este caso tem essa dimensão muito reconfortante: ora até que enfim que o primeiro-ministro sofre com a inabilidade política do primeiro-ministro. Apesar disso, todos gostaríamos que José Sócrates colocasse nos assuntos do Estado o mesmo empenho que coloca nos seus assuntos. Que, em vez de Mário Crespo, o desemprego fosse um problema que teria de ser solucionado. Que, em lugar de uma operação financeira para adquirir a TVI, se empenhasse numa operação financeira para reduzir o défice. Talvez falhasse na mesma, mas ficaríamos com a sensação de que teria feito um esforço maior.
Quando o primeiro-ministro Cavaco Silva disse que dedicava apenas cinco minutos por dia aos jornais, houve indignação. Agora, há saudade. Quem nos dera que o actual primeiro-ministro gastasse apenas cinco minutos do seu dia a pensar nos jornais. Pelo contrário, parece estar interessado em fazer com que bastem cinco minutos para os ler todos: ou porque os jornalistas, a contas com processos judiciais interpostos por ele, não têm tempo para escrever mais que duas ou três páginas, ou porque os que sobram fora dos tribunais escrevem todos o mesmo. Algo de muito grave se passa quando o País suspira pela liberdade de imprensa dos tempos de Cavaco Silva.
Neste momento, Portugal tem um primeiro-ministro que mais depressa se demite por causa das finanças regionais do que por causa da liberdade de imprensa. Trata-se de um homem que quer ser primeiro-ministro para mandar na TVI. Mais do que a ofensa à democracia e à liberdade, o que não se lhe perdoa é a falta de gosto. E um insuportável centralismo: um homem que recebe do povo o poder de governar o País inteiro, mas que deseja sobretudo mandar em Queluz. O mandato que lhe deram nas eleições é manifestamente exagerado.
Apesar de tudo, Sócrates tem uma virtude inestimável: conseguiu fazer despertar um amor pela liberdade de expressão em quem nunca mostrou que lhe tivesse sequer amizade. É bonito que o espírito antidemocrático seja um veículo de democratização. Confuso, mas bonito."



Parabéns, Napster! Parabéns, TaL! Parabéns, equipa! E que venham muitas mais 13000 visitas! (Podes soprar a vela...)

Etiquetas: , , , ,

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Que venham muitos mais posts teus também Army :D Assim como grandes ideias do Napster e do Jippy. Muitos mais posts de novos escritores, de novatos como moi je ou dos mais assíduos como o meu amigo Guakjas :D
15 de fevereiro de 2010 às 00:13  
Blogger Guakjas disse:
Mais um texto excelente do RAP. Haja alguém que diga as coisas suavemente...E com verdade...

Parabéns TaL, que venham mais umas 20mil visitas! E é pedir pouco!
15 de fevereiro de 2010 às 14:21  
Blogger Menaia disse:
Pois, de facto já tinha lido sim senhor! Mas por acaso esqueci-me de publicar aqui... xD

Anyway, obrigado pelo texto e pela mensagem de parabéns. Por acaso, esta crónica até vem mesmo a calhar, agora que cada vez mais se fala em "liberdade de expressão" e coisas que tais. É um facto que marioritariamente nós, os jovens, temos tendência em dar as nossas opiniões (pelo menos alguns, aqueles que se preocupam sobre x ou y assunto) e é por isso que se criam os blogs, um dos meios mais fáceis de liberdade de expressão entre os de uma faixa etária mais nova.

Congrats.
15 de fevereiro de 2010 às 17:14  
Anonymous Anónimo disse:
Esta foi uma das crónicas que menos gostei do Ricardo. Penso que não está nada por ai além. Já vi melhor. Para mim o Ricardo devia deixar-se de politiquices. Acho que não lhe fica bem.
Mas isto sou eu a pensar não é?
15 de fevereiro de 2010 às 19:05  
Blogger Tmx disse:
sim ja teve melhor... pelo menos num registo mais negro da ironia.. ta mt meigo aki lool
15 de fevereiro de 2010 às 19:30