Boas pessoal. Sempre que surge um debate musical por estas bandas costumo ser atacado pelas minhas "políticas" pouco "populistas" no que concerne a esta forma de arte. Este texto irá ser uma espécie de "tópico" para cada um dos estilos globais que irei abordar. Deixarei também links para as músicas, uma por banda, inserida no nome da mesma. Para começar? O campo onde me sinto mais à vontade. Heavy Metal. Muito pode ser dito deste género, até porque engloba diversos sub-géneros que têm todos ponta por onde se pegar. No entanto apresento uma banda por cada um dos mais conhecidos, tentando partilhar algum do conhecimento que possuo no campo. Aviso já que irei dividir este espaço em partes, um com cada estilo, por motivos de organização.


Heavy Metal Clássico: Aqui podia abordar muitas bandas conhecidas, como Judas Priest ou Black Sabbath, mas irei deixar uns nomes pouco reconhecidos. Em primeiro apresento dois senhores que foram vocalistas da ultima banda mencionada, Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio. Isto sim é "Metal", e não um estilo alterado como aquele perpetrado por certos tipos de bandas como "Slipknot". Simplicidade, melodia, letras bastante simples mas profundas (dependendo da música), e acima de tudo, "Heavyness". Deixo também uma menção para os Enforcer e para os Wolf, duas bandas que conseguem trazer este tipo de som para os tempos modernos.

NWOBHM: New Wave Of British Heavy Metal, o género dos míticos Iron Maiden. Claro que esta não é uma recomendação. Este tipo de metal tem um pouco mais de melodia que o tradicional, sendo também mais rápido. Ainda assim conta mais como um movimento regional e não como um sub-género. Aliás, os nosso conhecidos Metallica começaram a sua carreira a fazer covers de bandas deste movimento, o que demonstra algo sobre a sua influência. Passemos a recomendações. É difícil encontrar exemplos actuais, mas posso apontar os Angel Witch e os Saxon (atenção a esta música, é algo épico) como alguns dos melhores "desconhecidos" neste tipo de música.

Thrash Metal: Metallica? Slayer? Megadeth? Nada disso. Aliás, as bandas que vou recomendar podem equiparar-se! a estas 3 mencionadas, pelo menos no que concerne ao mais puro "thrash". Claro que ninguém pode questionar a influência daqueles senhores (e de mais alguns), mas ser o mais reconhecido a nível comercial não significa ser o melhor num certo estilo. Quem posso apresentar? Heathen, um nome desconhecido (muito por culpa dos poucos álbuns lançados) e também Paradox. Velocidade e melodia não falta. Num campo mais antigo? Bom, temos os Toxik. Algo mais para dizer? Acho que não!

Power Metal: Este é, para mim, um dos géneros mais peculiares do metal. Teclados? Músicas com elementos de ópera? Velocidade quanto baste? Tem tudo! Muitos conhecem os Dragonforce, mas se acham que isso é um exemplo representativo deste género... Estão muito enganados, muito mesmo. Por quem começar? Pelos fundadores do género, os Helloween, aqueles que colocaram os alicerces para um futuro próspero. Gamma Ray, outro nome antigo, proveniente da "segunda vaga". Kamelot e Sonata Arctica são outros nomes a ter em conta, apesar destes últimos já misturarem mais elementos de progressivo.

Metalcore: Quem não ouviu já uma banda de Metalcore? Aliás, o aspecto destas bandas costuma influenciar imenso a decisão do autor em comprar/dizer mal, isto sem nunca ter prestado atenção mais dedicada a qualquer música. A generalização e comparação com o Screamo também é enorme, mas os géneros são bastante diferentes. Aliás, eu costumo apontar que metalcore é uma espécie de Thrash sem palm mute nas guitarras e com mais melodias. Não é tão linear, mas chega. Bullet For My Valentine, muito underrated. São criticados pelo aspecto, bem como os Trivium, mas a música é deveras brutal. Haste The Day também recebem uma menção, apesar dos "berros" serem pouco acessíveis.

Post-Hardcore: Outro género que chega a ser confundido com o Screamo e com o metalcore, mas que se distingue um pouco pelas suas letras e pelos instrumentais mais rápidos que das bandas Screamo. Desculpem a redundância. Aqui muitas são as recomendações que posso dar, uma vez que conheço bem o género, mas acho que ficam bem servidos com Escape the Fate, Alesana e Scary Kids Scaring Kids. Nome estranho, este último, e também uma banda que, apesar de pertencer ao mesmo estilo tem um som bastante característico.

Antes de concluir irei apresentar os sub-géneros menos acessíveis (na minha opinião) ao mais comum dos mortais. Aqui irei englobar o Death Metal Melódico e o Black Metal, bem como Doom Metal.


Death Metal Melódico: Muitas pessoas colocam estas bandas no mesmo grupo que as congéneres sem o sufixo "melódico", mas a diferença de som (não vocais) é abismal considerando que o nome é praticamente o mesmo. Este é um dos sons mais difíceis para entrar, e apenas recomendo a pessoas que apreciem metal de uma forma mais geral, pois o tipo de vocais costuma afastar os ouvintes. Sylosis é a primeira banda, um grupo que descobri "recentemente" e que não é muito divulgado. Não deixam de ser muito bons. De seguida temos os Be'lakor, com uns dos piores vocais que já ouvi mas com um som fantástico, e por fim os Vikings, Amon Amarth! Ah, não acabou! Deixo também aqui os peculiares Opeth com o seu som progressivo e os seus 20 estilos. Este é um deles.

Black Metal: Este é um estilo que pode ter muitas interpretações. Temos bandas lentas e depressivas, rápidas e sem grande destino, e o original. Mercyful Fate é o nome mais conhecido, dos primeiros a representar este género. Aviso que as vocais são bastante engraçadas. Depois arrisco colocar no mesmo saco os Venom, que apresentavam tantos estilos e tinham de ser mencionados em qualquer lado. Por fim? Emperor, uma banda que ajudou praticamente a fundar o género.

Doom Metal: O último sub-género que irei apresentar do Heavy Metal. Este é talvez dos mais incompreendidos e estranhos géneros musicais que se podem ouvir. Começando pelos antigos Candlemass e terminando nos recentes Ahab, este tipo de música é muito inacessível para aqueles que não compreendem a mensagem que se quer passar. Faço também referência aos Black Sabbath como fundadores deste estilo musical no seu álbum Master of Reality.

Penso que já deixo aqui umas boas recomendações para aqueles que apreciam música independentemente do género. Recomendo a todos, apesar de ter a certeza que apenas um pequeno nicho irá apreciar este tipo de música. Fiquem bem!

PS: Este texto foi também colocado no meu blogue pessoal. Podem seguir o mesmo Aqui.

Etiquetas:

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Blogger David disse:
Este comentário foi removido pelo autor.
24 de fevereiro de 2010 às 19:02  
Blogger David disse:
tinha ke vir um simbolo satanico
24 de fevereiro de 2010 às 19:21  
Blogger J. disse:
Sabes que os "metaleiros" fazem este símbolo sem saber sequer o que quer dizer. Apenas coloquei a foto porque foi aquele senhor que popularizou o gesto quando estava nos Black Sabbath ;)
Até bandas de metal cristão fazem aquilo.
24 de fevereiro de 2010 às 19:28  
Blogger David disse:
pois mas ja nem estou a falar so do metal. é em toda a industria da musica por exemplo o hip hop (o Jay-z é um exemplo disso), o R&B, o pop, etc. desde simbolos nos videos a mensagens nas letras.
24 de fevereiro de 2010 às 19:37  
Blogger David disse:
(LOL ganda ma estruturação do meu comment)
Ja deves ter ouvido falar dakele remix do DJ dangermouse duma musica do Jay-Z que invertida se ouvia "666 murda murda Jesus".
24 de fevereiro de 2010 às 19:55  
Blogger J. disse:
"Murder murder Jesus 6 6 6" é mais assim. Sim, sei bastante sobre backmasking, e sei também que muitos casos (não este) são completamente ao acaso e muito forçados. Essa dos símbolos do Jay Z não são satânicos mas sim símbolos Illuminati.
O caso que me fascina mais é da música "Stairway to Heaven", em que um dos versos invertido parece contar a história de uma caminhada ao inferno.
24 de fevereiro de 2010 às 20:05  
Blogger David disse:
pois no caso do jay-z é mais illuminati (mas quando eu disse satanicos keria dizer os simbolos de mao) (tenho de ver esse som). Mas maior parte n sao ao acaso ha muita musica a falar dos illuminati, da nova ordem mundial, do rainman, etc. E n é so a industria da musica, sao os programas para crianças (get them when they are still young), filmes e video jogos. E so procurar (no outro dia, por exemplo, vi um video do birdman com o Drake e o Lil Wayne cheio de simbolismo, n tava a espera por acaso)
24 de fevereiro de 2010 às 20:20  
Bem Jimmy a maioria das bandas que sugeres nunca ouvi falar sem ser Bullet for My Valentine que até têm músicas bem fixes, Trivium mas o que conheço melhor é mesmo o Ozzy Osbourne!

Estou curiosa para ver o que nos trazes noutros estilos :D
26 de fevereiro de 2010 às 23:41  
Blogger Tmx disse:
eu tb ja ouvi essa jimmy... e fascina-me o facto do gajo falar em "sad satan"... mas e mesmo muito a frente esse pormenor... n falando e claro da musica msm que eu simplesment axo fascinante....
27 de fevereiro de 2010 às 11:18