Olá pessoal! Antes de mais demoras MUITO OBRIGADO a todos aqueles que comentaram, fizeram-me muito feliz! Bem esta semana vou falar do próximo ‘feriado’ digamos assim que vamos celebrar: o carnaval!

Eu já pensei muito no carnaval e nunca encontrei a razão para as pessoas pegarem num dia qualquer mas sempre em Fevereiro, para se mascararem e fora desse dia só para festas. Por isso decidi ir à procura de algumas explicações…

Como quase toda a gente eu associo o Carnaval ao Brasil e não é grande surpresa já que é o mais famoso do mundo, o que requer mais tempo e nota-se que os brasileiros têm mesmo amor a esta época porque dedicam meses e meses aos seus incríveis desfiles que atraiem milhares todos os anos.

No entanto vamos recuar até às origens do Carnaval que ao que indica começou no Antigo Egipto e a derivação da palavra carnaval divide muitas opiniões porque por um lado alguns defendem que representa a oposção entre ordem e desordem ou seja entre o mundo real e o mundo visto ao contrário, nesta teoria a palavra Carnaval tem origem na palavra Carrum Navalis que eram os carros navais que faziam a abertura das Dionísias Gregas que espalhavam a euforia pela cidade.

A 2ª teoria reverte para a origem cristã, entre o Carnaval (3ª de Carnaval) e a Quaresma (4ª de Cinzas) e a palavra surgiu quando Gregório I mudou o início da Quaresma para 4ª antes do 6º domingo que precede à Páscoa. Ao Domingo anterior chamou-se ‘Dominica ad Carne Levadas’ que se foi abreviando até chegar a ‘Carneval’ e acabar em ‘Carnaval’ que significam “tirar a carne” porque a 3ª passava a ser a noite em que podia comer carne antes dos 40 dias de jejum da Quaresma.

Quanto ao costume das máscaras já existe desde os povos mais primitivos nos seus cultos sérios e cómicos e tem-se prolongado ao longo dos séculos ao fixar-se em Nice, Roma e Veneza espalhando o Carnaval como o conhecemos hoje com máscaras e desfile de carros alegóricos.

Finalmente chegamos à parte que interessa, o Carnaval em Portugal! O Carnaval chegou entre os séculos XV e XVI mas com o nome de Entrudo e era essencialmente um evento gastronómico e de diversões violentas. Este Entrudo foi inicialmente levado para o Brasil e no final do séc. XIX já era considerado um movimento de transgressão calendarizada aceite nas aldeias portuguesas que o encaravam como uma liberdade enquanto que nas cidades se tornou numa luta de classes em que os exageros se regularam com a criação de desfiles.

Durante o Estado Novo houve várias tentativas de reprimir as celebrações carnavalescas (até o Cavaco Silva tentou!) e o Carnaval Brasileiro surge em 1723 com a chegada dos Portugueses da Madeira, Açores e Cabo Verde sendo a principal diversão atirar água ao qual chamamos agora mandar balões!

Para concluir e para minha satisfação contra tudo e todos os portugueses continuam muito foliões e todos os anos se vê isso com a afluência a carnavais como o de Torres Vedras, eu pessoalmente gosto do Carnaval porque é sempre divertido e todos os anos surgem novas ideias mais malucas do que as do ano passado.

Bem espero que tenham gostado e espero ver muitos comentários! Até para semana e bom Carnaval!

Beijinhos, Phoenix

Etiquetas: , , ,

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Blogger Guakjas disse:
Bem, pessoalmente o Carnaval a mim não me diz nada hoje em dia.
Não acho muito piada a isso. Se bem que gosto de ver na TV o Carnaval de Torres Novas devido ao facto de eles no desfile darem muito importância à sátira.
Ah e gosto do Brasil porque lá é a loucura completa! LOOL
E o samba também... Ui ui :P
É uma autêntica festa! Se bem que não aprecio muito.

Beijinhos Phoenix :D
13 de fevereiro de 2010 às 00:34  
Anonymous armyofufs disse:
Eu concordo com o Guakjas.
O único carnaval que vou seguindo (e mesmo assim esporadicamente) é o do Brasil, pela TV por cabo. É o único que ainda me consegue prender ao evento per si, não só pela pluralidade que advém de uma saudável disputa entre as várias escolas de samba, e todas elas de nível elevado (a meu ver), como pela eleição final da vencedora, que se prolonga durante algumas horas e, muitas vezes, adensa o suspense, quando há duas ou três com uma pontuação muito próxima e sujeita a reversões espontâneas.
De resto, já nem o de Torres Vedras me diz algo de significativo. Aquele género de sátira política e social já há muito que deixou de me enlevar o humor.
Além disso, a minha maturidade, por menos imatura que possam considerar a época festiva, já não é permissiva a fantasias, máscaras , etc.
E antes que comecem com ataques infrutíferos, declaro que é-me indiferente se festejam esta época ou não. Aliás, quanto a festividades derivadas de tradições arcaicas, já ignoro completamente se as perpetuam ou não, logo que não me enfadem com isso, para mim é indiferente se estoiram um 13º mês numa ceia e passam a maior parte do mês seguinte e mendigar ou se se enbebedam e comem que nem alarves na tentativa malograda de esvanecer da mente, efemericamente, os problemas. Cada um faz o que quer da sua vida e, por mim, logo que isso não venha interferir com a liberdade alheia, borrifo-me.

Beijos, Phoenix. ;)
13 de fevereiro de 2010 às 11:16  
Anonymous armyofufs disse:
Já agora (e Phoenix, desculpa-me estar a fazer uso do teu post para me expressar acerca de algo que em nada está conectado com o conteúdo do mesmo), alguém (algo) comemora o aniversário depois de amanhã...HE HE...espero que não se esqueçam...
13 de fevereiro de 2010 às 11:55