Previamente:
Olá amigos TaLotianos! A partir de esta semana o Thoughts and Letters vai contar com as crónicas semanais do Visconde d' Alentém. Para quem não sabe, ele é um critico lousadense que escreve semanalmente no jornal cá da terra, o TVS. Por ler as suas crónicas todas as semanas no jornal constatei que o Visconde transborda qualidade. A sua escrita de opinião tem um bocadinho de sátira e humor e uma grande quantidade de verdade e razão. Por isso mesmo entrei em contacto com ele para o convidar a participar aqui, no Thoughts and Letters. Ele recusou, dizendo que tinha falta de tempo e de disponibilidade, mas autorizou-me a utilizar os seus textos. Posto isto, agradeci-lhe e vou dar utilidade a isso mesmo. A partir de hoje, é como que o TaL contasse com mais um colaborador, o Visconde d' Alentém. Porém os textos dele serão publicados por mim. Espero que gostem dos textos do Visconde tanto como eu! Abraço

---

As Escutas e os Túneis no Futebol

Caros concidadãos…

Já há algum tempo que vos queria falar da lixeira internauta que abunda pelos sites nacionais e internacionais.

As mais recentes broncas dão-nos a conhecer escutas secretas comprometedoras e imagens de túneis em que se nota o comportamento exemplar dos protagonistas do futebol.

Toda a gente sabe que a justiça está podre, e não é de agora. Toda a gente sabe que Pinto da Costa e Valentim Loureiro tinham e têm um poder enorme no futebol português. Todos tivemos a oportunidade de ouvir as escutas recentemente publicadas no Youtube e a mais que evidente "alegada" corrupção latente. Inclusivamente quando ouvidas com atenção, essas supostas escutas secretas causam até momentos hilariantes tal é a incapacidade dos intervenientes em disfarçar nomes e locais comprometedores.

Todos sabemos que ninguém vai preso, ninguém é castigado e ninguém põe termo a tudo isto. Temos o famoso exemplo de Vale e Azevedo que levou o próprio clube à ruína e nem assim foi devidamente responsabilizado.

Primeiro de tudo é degradante saber que algo que está em segredo de justiça, como as escutas aos envolvidos no Processo Apito Dourado, é publicado assim impunemente para toda a gente ver, ouvir, criticar e opinar. Será que não haverá uma alma caridosa, que de uma vez por todas investigue a sério quem publicou as escutas? Será que todo e qualquer processo não consegue ficar, tal como o próprio nome o diz, em Segredo de Justiça?

Começa a ser demais os casos que surgem na opinião pública. É o caso Casa Pia, Freeport, Apito Dourado, etc, todos alvo de julgamentos na praça pública, caindo assim a Justiça em total descrédito.

Contudo, depois de ouvirmos as escutas, todos reparamos que estas deveriam ser consideradas como parte integrante no processo Apito Dourado. Quem será o Juiz que ouve aquilo tudo, e tem coragem de decidir algo, que não castiga realmente os prevaricadores? Por acaso aconteceu a estes do norte, mas os da margem sul não são nenhuns santos…

Já os túneis inserem-se noutro ponto de análise. Ou é de mim, ou o túnel da Luz passou a seguir o modelo do famoso túnel das Antas de antigamente, mas desta feita com imagens "merendadas"? Todos podemos ver o que se passou no túnel da Luz mas, para além das agressões por parte de elementos do FCP, vemos que antes disso as máquinas de filmar foram colocadas em direcções estratégicas, e os stewards traziam a lição bem estudada. Como só há imagem e não há som, a táctica adoptada por estes funcionários poderia ser provocar os atletas do FCP, sem fazerem muitos movimentos suspeitos. Depois a revolta azul e branca faria o resto, e as máquinas bem posicionadas captariam o que realmente interessava para colocar na Internet.

Apesar de todos estes jogos de bastidores a que todos estamos habituados, principalmente por parte dos rivais SLB e FCP, em que um atira uma pedra e o outro responde, será que não existe a decência e a exigência profissional por parte do clube para com o atleta. Será que estes futebolistas não ganham o suficiente para saber que devem estar calados e seguir o seu caminho, não respondendo a provocações?

Com a excepção de Eric Cantona e de um ou outro jogador mais rebelde, nunca vi um futebolista dirigir-se e agredir adeptos da equipa contrária que os insultam constantemente durante um qualquer jogo da principal Liga Portuguesa. Há que haver controlo emocional, por parte de profissionais pagos a peso de ouro.

Já era altura para estes "casos" acabarem de uma vez por todas e se respire imparcialidade, desportivismo e alegria no futebol.

Mas acima de tudo meus amigos, os culpados seremos sempre nós.

Nós que nos queixamos e censuramos este tipo de comportamentos, mas continuamos a alimentar todo este "folclore" pagando-lhes os ordenados e os vícios de vedetismo.

Até para a semana,

Visconde d' Alentém

Etiquetas: ,

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Blogger Tmx disse:
e nao e que o visconde te razao... lool
7 de fevereiro de 2010 às 23:09  
Anonymous armyofufs disse:
Bem, devo dizer que ainda não me arrependi de ler um texto sequer que aqui tenha sido publicado, da autoria do Visconde d'Alentém. Adorei especialmente aqueles trechos satíricos que o senhor redigiu acerca da postura dos emigrantes portugueses.
Quanto a este, e apesar de não ser um grande entendido em assuntos futebolísticos, apraz-me anuir da maioria do que o senhor, mais uma vez, discorreu elegantemente.
Devo, aliás, explanar que o único ponto de divergência opinativa vai de encontro à derradeira consideração do artigo, "Mas acima de tudo meus amigos, os culpados seremos sempre nós.
Nós que nos queixamos e censuramos este tipo de comportamentos, mas continuamos a alimentar todo este "folclore" pagando-lhes os ordenados e os vícios de vedetismo.".
Se uma abstenção da parte dos adeptos mais regulares desta modalidade desportiva cada vez mais envolta em conluios de bastidores, no que concerne ao investimento de bens monetários na aquisição de algo comercializado pelos clubes, poderia ser o ponto de partida, ou até mais do que isso, para um refrear advertido da intempestividade de algumas personalidades que erram pelos balneários? Creio, sem dúvida, que sim. Mas, convenhamos que os visados deveriam ter um vínculo ético mais forte. Afinal, quem paga, ainda que seja antecipadamente, tem o direito de exigir e ser servido proporcionalmente.

Um abraço, Guakjas...e parabéns pela nova "contratação" do TaL. ;)
7 de fevereiro de 2010 às 23:14  
Blogger Knuckles disse:
Acompanho semanalmente as suas edições no TVS, e considero que esta e a sua anterior crónica, são das piores coisas que a sua mão já redigiu. Penso que quando ele diverge do panorama político ou social, e entra em áreas que demonstra não entender muito bem, parece que a crónica saiu "à força", faltando sempre aquele brilho de imaginação e sátira que o acompanham regularmente.

Tens artigos dele bem melhores para transcreveres ;)
8 de fevereiro de 2010 às 14:18  
Blogger Guakjas disse:
Certamente caro Knuckles, já vi coisas melhores feitas pelo Visconde. No entanto só a partir desta semana é que comecei a transcrever as crónicas dele para aqui, podendo obviamente "repescar" algumas anteriores. Com certeza que vou fazê-lo em outras ocasiões.
8 de fevereiro de 2010 às 14:41