Olá a todos! Desculpem só publicar agora mas este 1º dia de férias teve de ser bem aproveitado e hoje é um dia muito especial. Hoje celebra-se o Dia Mundial do Teatro e claro que não me podia esquecer de falar sobre este dia.

Como já todos devem saber eu sou muito apegada à arte da representação e o teatro é fulcral. Na minha opinião um verdadeiro actor forma-se no teatro porque não á espaço para erros e caso eles aconteçam um actor tem de ser capaz de os ultrapassar sem ninguém se dar conta. Além disso é aí que se forma a ligação entre o actor e o público. Não acham fantástico ser capaz de pôr filas a chorar e a rir na mesma peça?

O teatro está presente na civilização deste muito cedo ao surgir pela mão dos Egípcios em dramas ritualistas mas foram os Gregos que o desenvolveram através das festas em honra de Dionísio com comédias, tragédias e sátiras. Entre 1516-1517 estreia a peça Auto ca Barca do Inferno de Gil Vicente mas em numa Trilogia. Mais tarde William Shakespeare dá a conhecer ao mundo umas das suas obras ‘Hamlet’, em 1844 “Frei Luís de Sousa” de Almeida Garrett é considerada a peça mais brilhante do Teatro Romântico. O teatro continua a evoluir através de autores como Oscar Wilde e criou-se a Royal Shakespeare Company em 1961.

Em Portugal existem alguns dos melhores teatros da Europa sendo um dos mais antigos o Teatro D. Maria II que abriu a 13 de Abril de 1846, o Coliseu dos Recreios inaugurado a 14 de Agosto de 1890 é ainda uma das maiores salas de espectáculos do país, o Teatro Rivoli, o Teatro Aberto, o Teatro Nacional D. Carlos entre muitos outros.

Hoje o Presidente da República homenageou alguns dos maiores actores portugueses como António Feio, Ruy de Carvalho e também homenageou as pessoas ‘por detrás da cortina’ ou seja aquelas que se não existissem as peças não eram possíveis. Entre elas estão as costureiras, as pessoas que seguram o ponto, os técnicos de som e luz, os cenógrafos entre muitos outros.


Bem espero que tenham gostado e claro que comentem! Bom fim-de-semana!

Beijinhos, Phoenix

Etiquetas: , ,

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Anonymous Anónimo disse:
Concordo contigo Phoenix! Um actor que faz teatro tem qualidade! Isto não é menosprezar os outros, da TV e do cinema, mas sem dúvida que o palco, o público, a emoção no teatro é muito real! É muito mais difícil... Mas muito mais!

Falando agora sobre o que acho sobre o Teatro...
Para mim é a arte mais bonita do mundo! É glorioso ver uma boa peça de teatro! É fantástico! É emocionante...
Porém, em Portugal, o teatro é menosprezado... As salas sempre vazias, os actores mal pagos, os apoios inexistentes, os teatros degradados... É pena e é triste... Mas porquê? Pena de facto... Uma arte milenar como o teatro... A ser posta assim de lado...

Bom texto Phoenix

Beijinhos

PS: Uma dica para quem vive perto de Lisboa: a peça "Num dia igual aos outros" com o Nuno Lopes (o Chato) no Teatro Nacional D. Maria II
Pelo que vi numa reportagem, parece-me muito boa...Pena não poder ir...
27 de março de 2010 às 23:54