Olá Pessoal! Bem a minha rubrica de hoje é inteiramente dedicada à Páscoa, é uma altura a que não dou particular atenção mas decidi escrever sobre ela já que é tão importante para muitas pessoas.

A Páscoa é uma época de tradições e na minha família elas são seguidas à risca como por exemplo não se comer carne. Basicamente a Páscoa representa a morte de Jesus Cristo quando foi crucificado (6ª feira Santa) e o seu renascimento que corresponde ao Domingo. Apesar de muitas pessoas associarem a Páscoa à religião como é o caso dos cristãos também existem muitas pessoas, algumas até crianças que associam a Páscoa a um coelhinho que dá ovos.

Mas porquê? Sempre me perguntei qual seria a lógica e por isso decidi investigar. Ora bem esta tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida por imigrantes alemães para a América entre o final do Séc. XVII e inicio do Séc. XVIII, que espalharam a história de que os coelhos entregavam ovos às crianças na Páscoa. Daí a tradição que existe nos EUA de se esconder os ovos para depois as crianças os encontrarem.

Também se associam os coelhos à Páscoa porque é a época de ressurreição e por isso vida nova e os coelhos têm uma capacidade de reprodução incrível. E por último existe uma lenda de uma mulher pobre que coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu para os dar aos filhos como presente da Páscoa, quando as crianças encontraram os ovos viram passar um coelho. E daí surgiu a história de que o coelho trazia ovos.

Pessoalmente eu achava mais graça à Páscoa quando era miúda porque recebia coelhos de chocolate ou ovos e claro que isso me agradava mas hoje em dia e já na minha adolescência não ligo muito, porque o presente da Páscoa é maioritariamente monetário, não é que isso não seja bom mas não é a mesma coisa.

Uma boa Páscoa para todos os meus fiéis leitores e claro comentadores!

Beijinhos, Phoenix

Etiquetas: , ,

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Anonymous Anónimo disse:
Para mim a Pascoa não me diz nada. Mas aqui em casa fazemos sempre qualquer coisa. A mim fica só na mente que neste dia Jesus deu a vida por nós... Basta-me isso...

Engraçada a história dos Coelhinhos! Tudo tem a sua razão de ser! E a Phoenix descobre tudo! Muito curioso mesmo!

Beijinhos Phoenix!
3 de abril de 2010 às 22:32  
Blogger João Lopes disse:
Páscoa para mim significa, férias da escola?? Pois é isso, ah e divertimento, de resto.. mais nada, de resto é como o João disse "Engraçada a história dos Coelhinhos".

Fica bem Phoenix, bj!
4 de abril de 2010 às 04:06  
Blogger Menaia disse:
A páscoa passa-me ao lado. Só vale pelas belas 2 semanas de férias, pelos ovos de chocolate e amêndoas (que com o passar da idade vêm sendo substítuidos pelo dinheiro que os familiares me dão :P) e basicamente é só.

De resto é bom porque estou com a família, que é católica, mas não me diz muito isso - é mais por estar com os familiares do que a religião em si, porque não sou muito "apegado" à religião, devo dizer.

Mas gosto. É uma época boa.

Beijinhos. (:

P.S.: Há curiosidades aqui no post que desconhecia. Heheh.
4 de abril de 2010 às 17:41