O TaL está de regresso! E eu também...


Diz que vivemos numa sociedade cada vez mais justa... Não é bem assim...

Há dias tive uma discussão com uma pessoa acerca da escola contribuir para estas desigualdades sociais...

De certa forma... Mas na prática as coisas não são assim.

A escola exige a todos as mesmas competências mas um aluno filho de pais universitários e de família ditas tradicionais tem à partida um capital social e um capital cultural que os outros alunos não têm e que não depende exactamente do capital económico.
Um aluno que se movimente num universo social onde as pessoas só vêem televisão e falam de futebol, onde os únicos jornais que lêem são os desportivos, que vivem numa família onde o pai por ser homem se considera numa posição de superioridade e a mulher se coloca numa situação de inferioridade tratando da casa e dos filhos e reproduzem portanto, um modelo social de classe baixa, estão a condenar os filhos com as melhores das intenções ao mesmo modelo. E aí para que lhe serve a escola? Para que lhe serve ter aprendido isto e aquilo... E é isso que é assustador, que pais que nunca foram a um museu vão levar os filhos ao museu? Que exemplos dão os pais que nunca leram um livro dão a um filho? Pais que não questionam o seu próprio modelo de vida e só se queixam das dificuldades considerando-se vítimas dos diferentes governos, que exemplos dão aos filhos?

Ok, a escola pode contribuir para a diminuição das desigualdades... Mas a questão é muito mais profunda do que isso... É lá dentro... É na nossa casa que nos formamos... Por muito que a escola pese na nossa vida, ela não é o motor principal...

Tenho dito...

Note-se que é só a minha opinião...

Até à próxima, fiquem bem


“Deus é ateu porque não acredita num ser superior”

Armando

Etiquetas: ,

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Blogger Menaia disse:
Concordo.

Há certas e determinadas coisas que devem partir de casa; dos pais. Pois a escola não ensina tudo. Educa competências escolares, sim, faz nos crescer enquanto pessoas devido à matéria leccionada... Mas a escola da vida também nos faz crescer, há competências e valores que só se aprendem no seio familiar - talvez isso seja mais importante.

Bom texto! :)

P.S.: Essa citação, não sei quem a referiu, nem em que circunstâncias foram... mas tem a sua piada.
8 de maio de 2010 às 21:16  
Anonymous Armando disse:
A frase é do Woody Allen. Só não sei em que situação foi.
8 de maio de 2010 às 22:19