Sou um homem de fazer as minhas próprias teorias, por mais estúpidas e descabidas que sejam. Gosto de inventar, usar a lógica, independentemente de na prática estas teorias fazerem qualquer sentido ou não.
Assim, decido partilhar convosco estes meus 'devaneios', sempre sempre com aquilo que me caracteriza na escrita - simplicidade, à-vontade, ironia incisiva e um pouco de humor.

Bem, deixando a conversa fiada de lado... Vamos à primeira teoria.

Música Ambiente nos Supermercados.

Sim, tenho uma teoria sobre este tema! Alguns podem chamar-me toino, outros podem dizer que têm teorias mais descabidas, envolvendo pimenta e pessoas com o QI inversamente porpocional ao do Einstein (it's a private joke, hello...).

Mas bem, eu penso que uma música ambiente num determindado local comercial faz com que, por exemplo, se compre mais, mediante o nº de pessoas dentro do edíficio.
Imaginem a seguinte situação: O supermercado está praticamente vazio, tendo talvez umas 30 pessoas a comprarem produtos. O que é que os gajos que tomam conta daquilo fazem? Pois, exacto, reproduzem baladas, ou coisas do género. Assim músicas mais softs, calmas e todas a penderem para o (in)sucesso no amor e miserabelismo.

Só por si, faz com que aquela jovem-que-acabou-recentemente-com-o-namorado tenha vontade de comprar chocolates, gelados, enfim, docinhos para se auto-mutilar e deprimir.
Não obstante, também há o senhor-de-meia-idade-feio-e-triste que, ao passar pela secção das bebidas, embebeda-se só com os olhos e irá decerto comprar uma grade ou duas de cerveja para emborcar no bucho.

E assim se vende...

Mas esperem, também há a situação contrária! Ou seja, quando há pessoas em demasia no local e surge a necessidade de as mandar embora - sem contudo as deixar ir de mãos a abanar (a menos que sejam doentes de Parkinson).

Nisto, o que sucede é que os que mandam internamente nos Feira Novas ou Continentes passam a tocar músicas ambiente ritmadas - deixa os clientes a sensação de felicidade instantânea, "obrigando-os" a mexerem-se, a comprar o necessário e a saírem. É claro que se todos fizerem isso, há dinheiro e rapidez.

Ora, façam a experiência e contem-me se não é verdade! Eu já a fiz, acreditem, está cientificamente provado! (provado por mim, mas está.)

Etiquetas:

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Blogger João Lopes disse:
Desculpa, a mim estar num supermercado com essas músiquinhas da tretinha só me fazem reproduzir palavras como "fodasse que raio de som irritante" e quando saio do supermercado fico aliviado por já não ouvir aquele som irritante ou seja, esteja vazio ou cheio e se a música for irritante faz-me querer sair.
29 de maio de 2010 às 13:25  
Anonymous Anónimo disse:
Pá, sou como o João!
Mas o Napster tem razão! Todas aquelas musiquinhas e mais não sei que são fruto de um estudo. Pah, o chamado marketing. Temos de tirar o chapéu a esses senhores que têm um conhecimento muito vasto sobre como funciona a mente humana... Também só assim é que eles têm sucesso né?

"de mãos a abanar (a menos que sejam doentes de Parkinson)." LOOOOOL

"Só por si, faz com que aquela jovem-que-acabou-recentemente-com-o-namorado tenha vontade de comprar chocolates, gelados, enfim, docinhos para se auto-mutilar e deprimir" Chato... De facto... LOL

Fica bem :D
1 de junho de 2010 às 15:09