Tenho que vos admitir uma coisa: sou um adepto incondicional de redes sociais. Pronto, não chego ao ponto de ser um nerd na matéria e ser bastante conceituado nas redes que frequento, nada disso.

Prefiro as relações físicas e sentidas do que as relações à distância de um mero clic, onde virtualmente já se faz muito (ou seja, prefiro abordar temas com aqueles que conheco pessoalmente, prefiro falar dos meus sentimentos com aqueles que conheco pessoalmente, prefiro travar uma amizade aqueles que conheco pessoalmente). Porém, não digo que não a uma boa relação numa qualquer rede social... São fantásticas, cada uma à sua maneira. Variam, contudo, da forma como nós as intrepetamos, e variam também das coisas que queremos ou não dizer no nosso círculo de amigos - passo desde já a explicar.



Twitter: Para mim, é das redes sociais mais inteligentes e úteis que existem actualmente. Pelo menos, é talvez a mais popularizada. E viciante.

Uma das particularidades do Twitter é que só podemos dizer o que realmente queremos em 140 caracteres - ou seja, cortamos nas palavras, vamos directo ao essencial, sem rodeios ou bullshits. Isso é bom, na medida em que acaba por ser útil para o dia-a-dia (aprendemos a poupar as palavras no Twitter, o que de certa forma "transpõe-se" para a vida real).

Outra das coisas que adoro também é o facto de sabermos tudo em tempo real. E quando digo tudo, é mesmo TUDO - notícias, pensamentos, resultados de jogos, o judas a cagar no deserto, enfim, qualquer coisa a qualquer segundo. Basta seguir as pessoas certas que se irão, mais tarde ou mais cedo, sentir mais actualizados com o Mundo à vossa volta. Digo isto porque, pessoalmente, quando vou ao Twitter, fico actualizado. É inevitável a minha timeline não ter qualquer referência à actualidade.

Sigo os principais jornais portugueses - se bem que também devia de seguir alguns estrangeiros, mas ainda não tive oportunidade -, sigo algumas personalidades famosas que aprecio e sigo os twitters de pessoas comuns, como eu e tu que lês esta mensagem. Pessoas conhecidas por muitos na rede e que falam de tudo, nada, e mais alguma coisa. O segredo para terem uma quantidade considerável de "followers" passa por entrar no espírito do Twitter - falar e falar.

Como disse, o Twitter acaba por ser viciante e, de certa maneira, útil. Numa linha curta, acho que o Twitter é como um café de aldeia: vamos lá, estamos entretidos e acaba-se naturalmente por criar laços de amizade (ainda que não muito fortes) falando-se inevitavelmente daquilo que se passa à nossa volta. Típicas conversas/relações de café.

Facebook: Ok, é a rede social da moda entre os jovens e não só (hi5 it's so 2008 que nem vou falar), mas sinceramente, não a acho assim nada de TÃO especial. Julgo que sou mais 'viciado' - como quem diz, porque já referi que não sou bastante dado a isto - no Twitter do que propriamente no Facebook, se bem que ache que esta rede é mais interactiva. Aliás, nem vou estar para aqui a falar das funcionalidades do FB, pelo que todos nós sabemos o que se pode comentar lá, o que se pode fazer lá, o que se pode jogar lá. Basta só mencionar que é uma das redes sociais mais populares e mais "direccionada às massas" do mundo inteiro. É um fenómeno à escala global, aliás, o próprio Facebook é um Mundo por descobrir; entre quizzes (uns interessantes, outros nem por isso), jogos (o tão popular Farmville... Uma treta!), grupos (a maior parte deles só SPAM), eventos, perfis... Enfim, tudo à distância de um singelo click.

Em todo o caso, há coisas que falo no Twitter que não falo no Facebook, e vice-versa. Isto porque existem mais probabilidades dos amigos meus (os reais, que eu conheco MESMO) comentarem o que eu digo no Facebook do que no Twitter (uma vez que tenho mais amigos num sítio do que noutro). E isso não é bom na medida em que há situações que, é claro, não gosto de mencionar online no "Face", já que não quero que os meus amigos comentem, ainda que possa falar abstractamente. Entendem? Pois...

Admito que sou um Facebooker e um Twitter normal e dinâmico, gosto da interactividade da coisa. Não passo mais de uma semana sem vir à 'net e ler as minhas mentions no tuíta ou as minhas notificações no facebooka. :b

E tu? Em que redes sociais estás inserido? Tens Twitter e/ou Facebook? Quais são, para ti, as melhores redes sociais do momento? Conta-me tudo na caixa dos comentários!

Abraço. ;)

P.S.: Já agora para quem quiser, aqui está o Twitter do Menaia e o Facebook do Menaia. E atentem para o facto de Menaia estar, agora, no fim do post, a falar na 3ª pessoa do singular. Que nem um jogador da bola. E logo hoje, um dia depois da nossa selecção ter jogado.

Btw,

Parabéns, já estamos nos quartos;
Foda-se, fomos eliminados;

E sim, eu não estou a falar em tempo real.

Etiquetas:

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Blogger Guakjas disse:
Olá Menaia!

Pá, eu sou um pouco como tu, prefiro o Twitter ao Facebook...
No twitter eu sei tudo de uma assentada e isso agrada-me. Já o Facebook eu não o uso para grande coisa... Apenas para jogar um pouco de Poker e aquele jogo parvo da Bola Social Soccer LOL pouco mais...

As redes sociais vieram mudar a forma como o ser humano comunica...
Mas isso é bom ou mau?
Deixo a questão...

Um abraço!
1 de julho de 2010 às 18:21  
Anonymous Anónimo disse:
Tenho Facebook e sou um "facebookiano" q.b. digamos.


É, ali o Guakjas tem razão, isto das redes sociais veio mudar tudo...
Eu cá prefiro o contacto pessoa a pessoa com boas e longas conversas ;)
2 de julho de 2010 às 14:47