https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7K9TKCIAfYyTXK7jgKGVdcD1oyzgeTsVb34DDXfk3LsMfgt8Res2qNVmBfCprHFiymIOZHsA6TbX_NOncq9j5SVe5I-e771RqIb7Txo2jitjqOOEIQgSasBM2Lp_MSKT8TEIB_yMqP24h/s1600/44bfcd4f555a9_s.jpg
Em poucas palavras, é esta a definição consensual de fotografia: a preservação de um momento na história, capturado por meio de uma lente objectiva. Sem tirar nem pôr. Acho curioso, no entanto, o facto de se chamar 'objectiva' áquilo que, de certa forma, faz uma fotografia. Isto porque todas as fotografias são meramente subjectivas - dependem da forma como cada ser humano as interpreta, logo, dependem também do prazer ou desprazer transmitido. Uma foto que para mim significa mundos e fundos, para outro indíviduo pode valer completamente 0. É esse poder subjectivo, traço geral, que adoro na arte de fotografar.

Eu admito: adoro fotografia; amo fotografia. Não que seja bom a fotografar - há quem diga que sou péssimo, em todo o caso eu capto registos porque quero, não tendo um 'ideal' definido - mas, independentemente disso, continuo a gostar bastante de fotos. Somente me irrita uma coisa: ser assolado pela nostalgia, sim nostalgia, essa cabra, aquando de um visionamento mais afastado do momento que outrora significava o presente. Não sei, torna-se esquisito pois os tempos passam e continuam a passar, mas 'aquilo' continua lá, irritantemente imperturbável, irritantemente imóvel. E a sensação de que 'já fui feliz neste momento' faz-me querer, precisamente, voltar lá e viver tão intensamente como da primeira vez.

É por gostar tanto de fotografia - sejam pessoas, máquinas, animais, paisagens, momentos histórico-culturais, you name it - que vos deixo, aqui, este link. Um site com, provavelmente, as melhores fotos do mundo. Desde fotógrafos anónimos até grandes nomes desta arte astutamente delicada, nesse site encontrarão de tudo. Fotografias clássicas ou captações banais, embora tenham todos os seu quê de emoção. Emoção essa subjectiva, que vale a pena ver.

"If a picture is worth a thousand words, then these pictures are worth a thousand and one"

Etiquetas:

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Blogger João Lopes disse:
Fotografia, uma das artes que AMO. Mas se queres que te digo até gosto da nostalgia... é bom recordarmos os momentos bons principalmente quando não podemos ter um igual (igual não que isso é impossível, mas então..), ou melhor único.

E outra coisa é o prazer de dar um bom "click" numa boa máquina, não há melhor!! :D

Outro bom site é o Olhares ;D Se não sabes qual é (que duvido que não saibas) google it : )
6 de junho de 2010 às 20:47