No meu por vezes fatigante quotidiano, acompanho a nossa tão precious imprensa futebolística (e não digo desportiva, porque pelo menos 85% dos jornais dessa temática abordam: futebol; futebol; futebol; e mais do mesmo, o que até é bom).

Mas há uma coisa que me faz roçar os pensamentos no ridículo ao ler tais textos e ao visionar tais capas de tais jornais, onde a pura falsidade predomina só para serem exclusivos, ou somente para se denotar um acréscimo substancial nas vendas de "bilheteiras", sim porque se formos a ver, há por ali muitos filmes, que não passam exactamente disso, de "filmes".

Eu dou-vos a ver um pequeníssimo exemplo do que falo.

http://i25.tinypic.com/ojnv3t.png

Isso foram duas capas do Jornal Desportivo, desculpem, Futebolístico, Record e diga-se que é o que acompanho com mais frequência. Mas como estava querendo dizer, o que há mal nestas duas capas?
Simples estas capas foram publicadas semanas antes salvo erro, de sair a capa que confirmava o Villas-Boas com camisola azul. (Infelizmente não encontrei a capa da confirmação no FC Porto), mas o que quero dizer com isto? É que simplesmente os produtores, directos, redactores destas grandes empresas, ficam exactamente grandes, graças à especulação que impõem sobre os caríssimos leitores da nossa comunidade Portuguesa. Na visão deles, isto não é grave desde que venda, mas também como devem saber esses mesmos senhores chegam a ter processos em cima que calam por vezes muita coisa que já foi dita publicamente.

Podemos também ver casos como "Clube X está interessado em jogador Y do clube Z" um dia depois a história já é COMPLETAMENTE diferente.

Para Jornais como o Record (e muitos outros claro), o dia 1 de Abril, é quando o "Homem" quiser.


Fiz assim a minha estreia no Thoughts and Letters, um projecto que me agradou e agradeço também o sublime pedido para colaborar no mesmo, espero que apreciem de forma máxima os meus pensamentos escritos. Um bem haja (ou não...)

Etiquetas:

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Anonymous Anónimo disse:
Olá James e bem-vindo ao Thoughts and Letters.
Aguardo uma boa estadia para ti aqui no blogue.

Concordo contigo. Os jornais desportivos são cada vez menos desportivos. São futebolísticos como dizes e bem. Apenas reservam meras 4 páginas no fim do jornal para o resto do desporto... Enfim...
Já para não falar do jornalismo, que nem é bem jornalismo, que é praticado pelos ditos jornais... É tipo a Moddy's... Especulação e mais especulação. Fundamento quase nenhum.

Um abraço!

Até à próxima
22 de julho de 2010 às 15:29  
Blogger João Lopes disse:
James, vou confiar na tua escrita e nos teus pensamentos. Sê bem-vindo, boa estadia James, bom texto, concordo com tudo! Abraço!
22 de julho de 2010 às 16:35  
Blogger Menaia disse:
Como é da praxe, não poderia deixar de dar a minha palavra de boas-vindas. Apesar de achar que não há muito mais para dizer sobre isso (tanto o Bragança como o João já o disseram), desejo-te uma boa estadia aqui no Thoughts And Letters. Espero que te divirtas aqui e que faças um bom trabalho! :)

Relativamente ao tema, pois, é o pão nosso de cada dia. Infelizmente, os jornais fazem coisas dessas para venderem, pouco importa a verdade ou a integridade das pessoas envolvidas... o importante são os euros no bolso.

É triste, e não me estou só a referir aos jornais desportivos, há aliás aquelas notícias "à la 24 Horas" (este já fechou, e de certa forma ainda bem) que são bastante sencionalistas e non-true... o que é realmente mau.

Bom artigo, e mais uma vez, welcome. :)
22 de julho de 2010 às 19:13  
Blogger Unknown disse:
Ora bem o que aqui é dito não deverá ser novidade nenhuma para ninguém. Mas, por outro lado, está tudo muito bem frisada a tal realidade.

Mas convenhamos que, num país em que, praticamente, toda a população adepta de desporto tenha como preferência o futebol e ignore totalmente os outros desportos, era um bocado imprudente por parte dos jornais não tratarem quase na totalidade o futebol.
Depois, quanto à especulação, que como tu dizes e muito bem, serve apenas para vender mais e mais. Grande parte das vezes é falsa a notícia e, a partir desse momento deixa de ser verdadeiramente jornalismo, pois inventam algo para encher e vender.
Mas tal como acontece neste caso, também acontece nas revistas cor-de-rosa e em tudo em que um pequeno escândalo falso ou verdadeira significa lucro.
O Jornal 'O Sol' é o melhor exemplo, pois devem-se relembrar do enorme escândalo que envolvia membros do estado.

Enfim, tudo isto não passa de uma normalidade num mundo em que o que é melhor para obter sucesso não é ser correcto mas sim lucrativo.
22 de julho de 2010 às 23:57