Boas caros visitantes do Thoughts and Letters.

Não me recordo exactamente em que ano começou o boom, mas sei que hoje em dia perdeu-se - e ainda bem, falando por mim - uma das mais irritantes e recentes modas juvenis que me lembro: a moda do "wrestling". Se a memória não me falha, essa coisa dava na estação televisiva Sic Radical (julgo que ainda dá, mas não com tanta regularidade) e, de súbito, puff, desapareceu, que nem uma vuvuzela desaparece depois do Mundial.

Pois bem, é disso mesmo que falarei hoje: do "wrestling" e de como isso influenciou ou não os petizes que aderiram a tal febre.

Porque é que reitero que esta é uma "moda irritante", se é que me permitem o termo? Bem, porque bem vistas as coisas lembro-me perfeitamente que nunca liguei a essa pura falsidade e muito menos achei tão brilhante quanto os demais pintaram - achando, lá está, irritante, falso e pouco digno. Só se ouvia os meus colegas de escola a falarem de John Cenas, Batistas, Undertakers, Rey Mysterios, entre outros, e depois falavam também das manobras aplicadas pelos mesmos, que vistas numa primeira perspectiva até pareciam "brutais" mas que no fim de contas... well, tudo teatro, e muita das vezes mal ensaiado.


A sério, poupem-me. Ali há suor (será que também é verdadeiro?), mas há somente porque os lutadores vão de um lado para o outro do ringue, fazem uns truques com o corpo e pronto, são logo Reis, aliás, são Donos e Senhores perante a miudagem. Pois eu digo, ridículo.

Ao que julgo auferir, o nome da principal companhia Americana de wrestling é WWE: World Wrestling Entertainment. É o dito entretenimento (entretenimento por muitas vezes rasca e por muitas vezes inseguro para os "wrestlers", pois independentemente de ser encenado os acidentes acontecem, e eles pagam com o corpo)... é isso o que leva grandes camadas de miúdos a fazerem os pais gastarem fortunas em merchandising.

Vendo bem, e agora sendo um pouco imparcial, estamos presentes com uma recriação do "Herói e Vilão" das bandas-desenhadas, mas desta feita na televisão, e desta feita sem salvar pessoas de um monstro horrendo ou uma senhora de um ladrão num beco sem saída. Estamos presentes perante um estereótipo de "Bom vs Mau" mas dentro de um colchão com quatro lados, com quatro postes e cordas a fechar tudo à volta. Depois? Depois é meter o Bom da fita a ganhar. Se perder, então no próximo combate de desforra ganha ao Mauzão da trama. Depois pelo meio há os títulos, e pelo que sei os "Champions" ficam sempre no topo da montanha.

Acho que o que realmente desperta o instinto de curiosidade no wrestling são as histórias montadas, porém, algumas muito (muito muito) fraquinhas.
Eu admito, na altura acompanhei a modalidade por uma mera semana para ver como tudo funcionava, e realmente as histórias são que despertam o mínimo interesse nos ditos fãs daquilo (apesar de depender da maturidade dos indivíduos que vêem e das ditas tramas apresentadas), bem como algumas manobras que parecem ser muito complexas... Mas pronto, eu não gosto nem nunca gostei. Tenho dito.

Sei que por aqui no blogue estamos perante pelo menos um fã de wrestling, ou ex-fã, e isto foi-me dito pelo mesmo numa conversa assim por alto. É o "chefe" disto tudo, o Miguel, e não, não quero fazer disto um "ataque" ou algo do género, nada disso. Tal como o mesmo me disse "Gostos são gostos" e eu apenas expressei o meu gosto - ou falta dele - e apresentei os argumentos necessários de forma a justificar porque não gosto. C'est la vie.

Sem muito mais a dizer, assim me despeço. Cumprimentos damas e cavalheiros, espero que aguardem ansiosamente outro artigo da minha pessoa.


Até lá.

Etiquetas:

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Blogger César Santos disse:
Bem, eu também já conheci muita malta com a mesma ideia demonstrada no post e aceito que nem todos nós gostemos do mesmo tipo de espectáculo.

O Wrestling é algo intrínseco à cultura americana e não há grandes dúvidas da importância que o mesmo atingo no contexto social dos americanos. Obviamente, que tudo aquilo que se passa numa federação de wrestling, seja ela conhecida mundialmente, como e a WWE, ou apenas federação local, como é o caso da AWP ou WP aqui em Portugal, é encenado e preparado ao milímetro. Normalmente, os detractores deste tipo de espectáculo usam os resultados combinados como principal "pecado" da indústria, comparando-a com outro tipo de desportos. Esse é sem dúvida o maior erro do típico detractor,como é o autor do texto, comparar o wrestling com qualquer tipo de desporto, seja ele futebol, automobilismo, atletismo ou ciclismo. Sobretudo o wrestling da actualidade, que é centrado na sua vertente de entertenimento, deixando de parte a competição desportiva que regia a modalidade nos seus primórdios. Hoje em dia, o wrestling é tão somente um espectáculo de entertenimento, tão válido como uma super-produção de Hollywood, uma peça de teatro ou um grande concerto dos Iron Maiden. E não vale a pena entrar em discussão entre espectáculos, porque eles são feitos para as pessoas e cada um gosta do que gosta, tal como o autor tão bem enunciou, revelando, contudo, incapacidade de seguir esse pensamento.

Um conselho para edições futuras, que vale o que vale: quando não se gosta, não se gosta e pronto. Não vale a pena "discursar" sobre aquilo que não se gosta e muito menos sobre aquilo que não se domina. Porque, normalmente, cai-se no ridículo, como foi o caso.

Cumprimentos
25 de julho de 2010 às 17:49  
Blogger James Reis disse:
Boas caro César, estais errado, eu não caí no ridículo, somente expressei a minha opinião perante os factos que eu já conhecia, expressei a minha opinião segundo uma opinião geral e maioritária, há os apologistas e há os discordantes, e eu discordo dessa "modalidade", agora, tens o direito de te pronunciar com a tua mais sincera opinião, mas de facto o direito fica ultrapassado quando passas a minha opinião dizendo até que ela é "ridícula", e isto claro soube a forma como depreendi a tua citação.

Devo também dizer que não faço a mínima do que sejam as ditas federações portuguesas, mas se o nível desportivo em termos mundial no que toca ao "wrestling" é um bocado absurdo, pois por lá é o entretenimento que bate mais a escala, então a nível nacional, nem me quero pronunciar, primeiro porque não visionei nenhum show pertencente às ditas cujas que você mencionou Sr. César, e segundo porque nem sempre o que é nacional é bom, e por vezes nacional significa também de fraca qualidade, pois se não há dinheiro para investir, não há dinheiro para se mostrar.

Quando você diz isto: "Hoje em dia, o "wrestling" é tão somente um espectáculo de entretenimento, tão válido como uma super-produção de Hollywood, uma peça de teatro ou um grande concerto dos Iron Maiden." Então está a dizer exactamente o que eu estou a tentar fazer passar, que isso do "wrestling" se calhar não é assim tão desportivo como tudo isso.

Obrigado, e até à próxima.
26 de julho de 2010 às 03:09  
Blogger edgehead disse:
"Então está a dizer exactamente o que eu estou a tentar fazer passar, que isso do "wrestling" se calhar não é assim tão desportivo como tudo isso."

Meu caro, mas a questão é mesmo essa, hoje em dia wrestling não é encarado como desporto, mas sim entretenimento e além disso, acredita, quando questionas o suor deles, eles levam anos a fio de treino intensivo até poderem coreografar um combate em condições.

Não creio que o César quisesse ter dito que a tua opinião era ridicula, mas sim que caíste no erro comum de quem fala de algo que não sabe, criticaste linearmente, apresentando grandes deficiências de conhecimento da coisa. Por exemplo, falas em que tudo é um confronto "bom vs. mau", em "tweeners", já ouviste falar?

Lol, fizeste-me lembrar um pouco aqueles tipos que criticam o rugby: "ah e tal, são trinta bruta montes à porrada uns nos outros", pois, só diz isso quem não está familiarizado com as regras do desporto, porque depois de as perceberes compreendes que é um jogo do ponto de vista táctico bem mais complexo de ser bem jogado do que o futebol.

Cumprimentos.

Já agora, Menaia ou João Lopes, ando com algum tempo livre e vontade de escrever, arranjam-me um espacinho aqui no blogue? O nick mudou, mas é 'head;)
Depois digam alguma coisa!
26 de julho de 2010 às 12:32  
Blogger Menaia disse:
Cada um com a sua opinião e gostos, caro James... eu na verdade não tenho mais para acrescentar do que estes dois rapazes disseram em cima. Aliás, no entanto sou capaz de respeitar esse teu gosto, embora ache que a tua opinião está um bocado distante da realidade... digo eu. Mas isto sou eu.

By the way, head, é claro que te queremos aqui no TaL. :P Da primeira vez, logo nos primórdios do blog, nós sempre dissemos que tinhas as portas abertas, e continuas a tê-las. Depois entra em contacto comigo (o meu outro mail está no meu perfil da blogger, adiciona-me).

Abraços.
26 de julho de 2010 às 20:56  
Blogger Gold Standard disse:
Falas do que não sabes e dá nisto.
27 de julho de 2010 às 15:22  
Blogger James Reis disse:
"Gold Standard disse...

Falas do que não sabes e dá nisto."

Desculpe, mas dá nisto no quê?
Sinceramente uma pessoa para falar sobre um tema tem de ser viciada sobre o que nele se insere, tem de saber todos os pormenores, tem de saber tudo os que acompanham wrestling diariamente sabem? Não, simplesmente isto é uma opinião de quem não acompanha wrestling, mas que tem uma ideia definida enquanto ao que aquilo é para si, ou seja eu do que vi do wrestling, foi o que você viu da minha mais sincera opinião.

Simplesmente para se ter uma opinião não tens que estar em cima do assunto a todo o momento, e há uns que são a favor, os que não são o que poderei fazer? Nada, simplesmente opinem, mas de certo modo não desrespeitem o trabalho dos que aqui estão, tal como você desrespeitou dando essa simplória e digo, medíocre opinião, pelo menos se quer comentar, comente dizendo o que achas do assunto, ou exactamente é o wrestling para você.

Cumprimentos.
28 de julho de 2010 às 13:19