Como em breve entrarei de férias - finalmente - e o que mais quero é afastar-me de computadores, aqui fica, apesar de intervalo tão curto com a primeira publicação, a 2ª publicação da rubrica: O vislumbre da Busca pela Sabedoria.

Este segundo texto vem na sequência do primeiro, surge da leitura do mesmo livro. Evito repetir fontes, mas neste caso, devido à singularidade do significado, pelo menos o original, do termo Demagogia vi-me quase que obrigado a voltar a referir a obra 'Filosofia pré-socrática'.

 Pintura: O povo guiado pela liberdade - Delacroix

Muito provavelmente estamos fartos, saturados, de ouvir serem utilizadas no mundo da política expressões do género: "Isso é demagogia"; "Não seja demagogo"; "Isso é completamente demagógico". Então, mas afinal o que significava esta palavra, aliás, o que significava para os antigos gregos (aqueles que inventaram o termo e a democracia)?

Etiquetas:

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Anonymous Anónimo disse:
O significado de demagogia tem, como tu dizes, ganho um significado muito diferente daquilo que é o seu significado real. Eu, curiosamente, sempre associei a palavra "demagogia" a algo que se fazia pelo povo, algo muito popular e que é feito para chamar a atenção das massas... Eu penso assim. TaLvez esteja errado mas com certeza que os nossos políticos ainda estão um bocadinho mais confusos...
Eheh

Afinal a demagogia pode não ser má...

Abraço!

E boas férias!
30 de julho de 2010 às 19:24