Vou dar a minha opinião (tentando ser imparcial) sobre a pré-época dos grandes, ou, melhor dizendo, os principais candidatos ao título da próxima época. Como é óbvio falarei sobre o trio de sempre - Benfica, Porto e Sporting -, mas também sobre o Braga, que com todo o mérito deve estar aqui destacado.


BENFICA

Como sempre, o Benfica, tem uma pré-época muito viva. São as especulações criadas pelos jornais. Jogadores que foram contactados para rumar ao Benfica, propostas vindas de toda a parte para os seus jogadores... o mesmo de sempre!
Do que pude ver até agora, a principal nota que se pode tirar deste Benfica é de que o enorme poder atacante está a camuflar muitas lacunas naquela defesa. É certo que só está lá David Luiz dos jogadores base para o sector defensivo. E como não poderia deixar de ser, o guarda-redes Roberto (quanto mais se não tivesse custado 8,5 milhões de euros) é o lesado desta situação, o alvo de todas as críticas. Vejo como o seu principal problema as saídas e se, realmente, não corrigir isso continuarão as dúvidas quanto ao seu valor. De destacar a prioridade de Jorge Jesus em manter os dois centrais David Luiz e Luisão no plantel, tendo a consciência da sua importância.
No meio-campo, destacam-se Carlos Martins e Aimar, sendo que principalmente o primeiro. O reforço Gaitán ainda é tímido mas é notório o seu valor técnico e a sua inteligência táctica. Balboa tem dando boas indicações, mas é sempre incerto e irregular o seu desempenho a alto nível.
No ataque, há um grande destaque, Kardec obviamente. Marca em todos os jogos e ajuda a marcar. O 30 e o 31 complementam-se perfeitamente. Não podendo esquecer Jara que tem revelado um enorme valor e muita garra.


PORTO

Neste início de época, no FC Porto, é ,notoriamente, destaque a vinda de João Moutinho do Sporting. Vem acrescentar, tal como já demonstrou nos jogos, muito à equipa, na construção do seu jogo. Um meio campo com Fernando a segurar, Raul Meireles a ser um pêndulo e Moutinho como criador que também defende, é sem dúvida um meio campo que qualquer treinador gostaria de ter. No entanto, fala-se muito na saída de Raul Meireles e do outro capitão Bruno Alves para novas experiências. Isto, sem dúvida, mesmo que com substitutos, mexerá muito na equipa. Bruno Alves é o patrão da defesa e tem a alma de dragão e é quem leva aquela equipa para a frente em muitas ocasiões.
Outro ponto a destacar é a excelente forma de Hulk, que está a fazer jus ao nome, com a sua capacidade de explosão. E obviamente com a recuperação eminente de Varela, o tridente ofensivo do Porto amedronta ainda mais os adversários.


SPORTING

Este ano, um pouco à imagem do que acontece com o Benfica, o Sporting também é vítima de exagerada especulação por parte da imprensa. Há também, quase todos os dias, novos nomes que são alvos de interesse.
A saída de João Moutinho, quer queiram quer não, abalou muito a estrutura do Sporting. Além de ser o patrão daquela equipa, também era uma figura querida para muita gente. A juntar a isto, vem o caso do Izmailov, que entrou em conflito com a SAD, estando assim o Sporting em risco de perder um dos seus melhores jogadores.
Dos reforços, de salientar o desempenho de Salomão, do qual se espera muita coisa, um pouco à imagem de Nani. Tem pormenores que evidenciam o seu grande valor. Depois, Maniche veio acrescentar muito àquele meio campo (mas nunca substituindo Moutinho). Sem dúvida um excelente número 8. De salientar ainda o médio defensivo André Santos, que tem demonstrado uma enorme classe. No sector defensivo, Polga parece ter renascido a partir do momento em que passou a ser um dos capitães. Já no sector atacante, destacam-se Hélder Postiga e Yannick Djaló, o primeiro encontrou finalmente a pontaria e finalização de que se lhe são reconhecidas e o segundo, apoiando normalmente os atacantes, tem mostrado estar em boa forma e capaz de brincar com os seus adversários.


BRAGA

Ao sétimo jogo a primeira derrota com o Atlético de Bilbau. Ninguém gosta de perder, muito menos em casa e, pior, no dia de apresentação oficial aos sócios, mas bem se pode dizer que há males que vêm por bem. Esta derrota, depois de seis vitórias consecutivas neste início de época, só pode fazer bem a este Braga, isto a uma semana da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, contra os escoceses do Celtic. E só pode fazer bem para colocar a nu algumas deficiências, mas também terá ajudado Domingos a elaborar a lista definitiva a enviar à UEFA.
Isto diz tudo aliás. Só agora o Braga não venceu. Mais uma vez esta equipa será um adversário bem real dos três grandes do costume. Mais agora que Domingos Paciência conseguiu manter a peça que lhe faltava, Luiz Aguiar.


Esta é a minha análise daquilo que até agora foi a pré-época. Podem concordar numas coisas, discordar de outras e ainda acrescentarem algo. E tudo isso é normal. E por isso comentem, caso queiram sublinhar, corrigir ou acrescentar algo ao que foi dito.


Mr. Magalhães

Etiquetas: , , ,

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Anonymous Anónimo disse:
Bem eu este ano espero um campeonato ainda mais emotivo que o anterior. Isto porque o SLBenfica continua com a sua estrutura base, o SCBraga está muito motivado (só espero que não aconteça como o Leixões que ah e TaL e agora desceu... Mas o Braga é de outra dimensão), o Sporting apesar de tudo reforçou-se bem. Perdeu o meu Moutinho mas penso que tem uma equipa melhor que a do ano passado... Ao menos tem mais soluções e tem um treinador que não está "queimado" (sim o fim da era Paulo Bento já estava à muito anunciada) E depois o FCPorto também fez boas compras e tem um meio campo de luxo! Fernando, Meireles, Moutinho e (esqueceste-te de referir) Rúben Micael. Um grande meio campo! Espero ver o "meu" Porto a dar uns bailes bem ao jeito do Barcelona e ao mesmo tempo este meio campo servir para a nossa Selecção! Assim espero... É ver...

Um palavra também para o clube do meu coração, o Vitória de Guimarães que este ano espero vê-lo em grande :D

Abraço!
23 de julho de 2010 às 19:06  
Blogger Unknown disse:
Tens razão... esqueci-me de referir Ruben Micael... talvez porque acabei por referir aquele que na minha opinião seria o meio campo titular do porto não indicando as alternativas.

Quanto a representarem a selecção, Raul Meireles nem se discute e Moutinho confio que irá voltar com toda a normalidade. Ruben Micael já desconfio. A ver vamos...
23 de julho de 2010 às 19:16  
Blogger James Reis disse:
Viva Sr. Magalhães, prazer.

Pois bem, eu viso já que sou um adepto do Sport Lisboa e Benfica, com bastante orgulho. Tendes razão, a pré-época do S.L. Benfica tem sido mais do mesmo. Devo dizer que concordo na totalidade contigo, mas no que toca ao guarda-redes, o Sr. Jorge Jesus citou que Roberto ainda se estava a adaptar à bola, à equipa, ainda estava a ver o que realmente era o nosso clube. Mas ao fazer isso está a encobrir erros que são quase inaceitáveis, e que mais tarde em jogos não amigáveis podem revelar-se totalmente fatais no resultado das contendas. Penso que o Sr. Jesus deveria repensar a "enormíssima" contratação que foi esse ex-empregado de churrasqueira. Gostaria igualmente de fazer uma pequena referência ao meio-campo, nomeadamente a Carlos Martins, este homem tem de continuar a trabalhar tão limpo e tão bem como tem estado constantemente a fazer, um óptimo trabalho.


O jovem João Moutinho no Futebol Clube do Porto é novidade tal como a Senhora Fátima Lopes na estação televisiva TVI, ou seja é novo no primeiro dia, depois já ninguém liga, porque o que chama a atenção é mesmo as novas cores e os novos nomes. Ao que parece a coroa de Capitão do batalhão vai para o guardião do castelo do dragão, o Senhor Helton. Ok, chega, vou ser frontal, a meu ver o F.C. Porto vai estar ainda meio atordoado com a não-vitória do campeonato, e também por quem o ganhou, e talvez se mostre mais fraco do que na época anterior, ou pelo menos assim espero desejo, o desporto que é o futebol por vezes tem aquelas coisas que são mais sorte que outra coisa.


Apenas espero uns "Lagartos" um pouco mais fortes do que na misera época passada.


Tenho medo do Braga que acentua cada vez mais o seu lugar nos grandes como podemos constatar na época que passou, onde teve uma figura firme e transcendente.
Eles agora têm um novo objectivo, a UEFA, e pode ser que caiam no erro de se focarem mais nessa prova do que no campeonato.



Tens aqui um bom artigo, mas espero sempre melhores. Retiro-me com cumprimentos.
23 de julho de 2010 às 20:57  
Blogger Unknown disse:
sublinho tudo o que apontaste james. TUDO mesmo. Aliás, vem tudo num prolongamento da minha ordem de ideias.
Quanto ao Roberto é exactamente isso que eu penso. De facto, não vale a pena estar a tentar encobrir erros evidentes e escandalosos. Como eu disse, o maior problema, entre outros, do Roberto são as suas saídas, e um guarda-redes que seja 'deficiente' nesse parâmetro nunca seguirá o melhor caminho. Um guarda-redes não pode estar apenas à espera de se atirar perto da linha de golo a remates da outra equipa. Tem muito mais a fazer. Confio sempre no Moreira. E, se o Benfica fosse mais perspicaz teria tentado ao máximo Eduardo. O problema é que duvido que ele aceitasse jogar cá (para a Champions também) em detrimento da possibilidade de jogar na Liga Italiana.
Quanto ao resto subscrevo e não tenho muito mais a acrescentar. Apenas que, quanto ao Sporting, dá para ver que tem elementos que se estão a destacar individualmente, paralelamente ao crescente rendimento da construção do jogo por parte da equipa.
23 de julho de 2010 às 21:37