Palpitando III :: publicado por edgehead.
Ora boas, como adepto daquele que é o desporto-rei, hoje não poderia deixar de comentar o caso que, ultimamente, tem dominado a actualidade desportiva nacional, refiro-me, como certamente já terão depreendido por este momento, ao escaldante caso Carlos Queiroz.Antes demais vamos lá esclarecer uns pontos:
Primeiro. A selecção Portuguesa apresentada no Mundial da África do Sul situava-se num grau inferior àquela que exibimos no Euro 2004, Mundial 2006 e, arrisco, até Euro 2008. Como tal, a passagem aos oitavos de final, com uma goleada pelo meio, dois empates contra equipas relativamente fortes em que até demonstrámos bastante consistência defensiva e uma derrota frente a uma selecção que era irrefutavelmente superior não é assim uma calamidade tão grande.
Segundo. Carlos Queiroz não é um sujeito tão negro como o pintam, aliás, foi um dos principais responsáveis pela edificação de uma denominada “geração de ouro”, composta por Figos, Costas, etc. O seu único defeito, a meu ver, talvez seja a sua personalidade excessivamente calma e passiva perante a comunicação social. Quanto às exibições dos Navegadores sob a sua alçada...remeto-vos para o primeiro ponto, a nossa selecção está, a meu ver, longe do nível competitivo apresentado outrora e, como tal, não me parece justo culpabilizar o selecionador por qualquer resultado menos positivo, pelo menos da forma como foi feito.
Tendo em conta tais permissas, desde que houvesse apoio por parte dos “lobbys” da FPF, creio que estavam reunidas todas as condições para que Queiroz cumprisse o seu contrato até ao fim.
Todavia, perante a prestação Portuguesa no continente Africano, insurgiram-se num grito incessante as vozes da decepção e, consequentemente, cabeças tinham de rolar. A mais frágil era, justamente, a do selecionador nacional.

Contudo, lá está, havia o problema da duração do contrato. Solução? Vai-se repescar um desentendimento qualquer sem importância com o controlo “anti-doping” para um despedimento com justa causa, cumprindo-se assim o objectivo de mandar Queiroz para o olho da rua e expondo-se assim a hipocrisia que nos rodeia, tendo em conta que, por exemplo, Scolari apenas se deleitou a esmurrar adversários e a enviar jornalistas para locais menos próprios durante a sua estadia em Portugal sem nunca ter visto o seu posto ameaçado.
À conta de tudo isto, vemos actualmente a FPF e o ainda selecionador nacional envoltos num alegre circo mediático. Agora, segundo novos avanços, Carlos Queiroz diz que “mais do que nunca tem condições para continuar à frente da selecção”.
Convenhamos, para se ocupar um cargo como o de selecionador nacional de futebol, se há algo que tem de existir para se desenvolver um trabalho digno e competente é estabilidade, sendo que essa provém do apoio, credibilidade e confiança que o titular desse cargo disfruta junto dos “lobbys” que se encontram por trás de si.
Ora, tal como já frisei, naquilo que concerne a exibições da equipa das Quinas, creio que existiam condições capazes de justificar a continuação de Queiroz no leme do barco, contudo, em adição a isso, teria de haver também, como já anteriormente referi, o tal apoio por parte dos senhores manda-chuvas que se encontram por trás da selecção, algo que, como demonstra todo este triste espectáculo a que temos assistido recentemente, não existe!

Como tal, não senhor Queiroz! Lamento, mas não existem quaisquer condições para você se manter no seu posto! Considere-se uma vitima! Considere-se um bode expiatório! Porém, o melhor que tem a fazer é resignar-se e abandonar o seu cargo com dignidade, permitindo assim manter o seu prestígio profissional e, bem mais importante na minha perspectiva como adepto, permitindo à selecção nacional apaziguar-se e encontrar um rumo calmo e competitivo que lhe permita regressar às boas exibições e qualificar-se para a fase final do próximo campeonato da Europa, algo que se avizinhará como tarefa difícil, caso este regime de divergência e guerra aberta se mantenha até ao termo do contrato do mal-amado sucessor de Scolari.
Opinem e indiquem temas que gostariam de ver abordados em futuras edições.
Cumprimentos.
Etiquetas: Palpitando
Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.
Enviar um comentário
O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!