Sejam bem-vindos a mais uma edição de Palpitando.

Desta feita, não vos trago propriamente uma crónica, visto que não tive tempo para organizar e emitir grandes opiniões acerca do tema que me surgiu, mas apenas para construir algumas ideias soltas que me parecem pertinentes e que gostaria de discutir com vocês.

Sem mais delongas comecemos:

Antes demais, peço-vos que façam reemergir por momentos na vossa mente o escrito de Platão “Alegoria da Caverna”, de forma a tomarem consciência dos pontos fulcrais da trama, nomeadamente, os prisioneiros encarcerados na escuridão da gruta observando apenas sombras e silhuetas de objectos que tomam como reais, sendo incapazes de abandonar a escuridão em que se encontram.

A partir daqui, interrogo-vos, apesar de ter sido redigida na antiguidade clássica, será que em algum momento da História da Humanidade este excerto da “República” se aplicou mais à sociedade?

Com o desenvolvimento exponencial dos MEDIA, hoje em dia, qualquer um tem acesso à informação, pode-se até falar de um autêntico mercado de opiniões que permite até ao mais ignorante dos indivíduos formar opinião sobre algo que, efectivamente, nem compreende muito bem.

Até que ponto estamos nós preparados para lidar com a informação a que acedemos? Será que encaramos os meios de comunicação social como uma matéria-prima que nos permite criar uma visão própria do mundo? Ou será que nos limitamos, na grande maioria das vezes, a adoptar uma opinião exposta por esses sem nos questionarmos verdadeiramente sobre a temática em debate, estando, portanto, aprisionados na caverna tomando sombras por factos reais e, consequentemente, expondo-nos a manipulações e deturpações da realidade por parte dos MEDIA e dos “lobbys” que os controlam?

Tendo em conta os factos supracitados, há que se ter em atenção que peça fulcral para o desenvolvimento de uma personalidade perspicaz, munida de sentido critico e observadora é a educação.

Qual será o futuro de Portugal, tendo em atenção os constantes ataques que têm sido preconizados contra a educação nas escolas? Estar-se-ão,efectivamente, a formar tipos capazes de contribuir para o desenvolvimento do país, ou, graças a medidas que apenas promovem a indolência e o desleixo, estaremos nós a caminhar rumo a uma sociedade cada vez mais preguiçosa, com pouco sentido de civismo e completamente acritica, algo que, de resto, apenas permitirá maiores manipulações e deturpações da verdadeira situação do país, contribuindo assim para nos afastar cada vez mais da Europa desenvolvida?

Opinem.

Cumprimentos.

Etiquetas:

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!