Durante esta saudosa semana, estava eu a ter uma conversa virtual com um bom amigo acerca de futebol, e numa agradável troca de comentários ele tocou num ponto que a mim, e pressuponho que à maioria dos benfiquistas, me surpreende ao ser usado por pessoas detentoras de alguma cultura, seja esta de teor futebolístico ou não.

Como continuam a existir muitos cépticos no que concerne à soberania encarnada no panorama nacional, alegando grande parte dos iluminados que o Benfica não teria a dimensão actual se não fosse o infame período do Estado Novo e a participação directa de Salazar no futebol nacional em pleno favorecimento do clube lisboeta, decidi fazer o meu trabalho de casa e após uma pesquisa pelo fabuloso mundo cibernético deparei-me com um texto soberbo, factual e bem estruturado por parte de um adepto culto e informado relativamente à temática que aborda. Deixo então aqui transcrita na íntegra essa mesma opinião, saudando o seu anónimo autor pela coerência empregue no seu discurso.


Nos últimos tempos, tem sido comum encontrar espalhada pela blogosfera uma redonda e persistente mentira, segundo a qual o Benfica seria um clube conotado com o antigo regime ou protegido pelo mesmo. Em cerca de trinta anos de adepto de futebol nunca tinha ouvido tal coisa, e foi preciso aparecerem uns iluminados, fanatizados e instrumentalizados por um certo poder, para ver lançada no ar essa atoarda, como se se tratasse da mais cristalina das evidências.

A afirmação é tão absurda que não mereceria mais que o silêncio. Mas ainda assim, não gostaria de perder a oportunidade de deixar aqui algumas notas, para que os mais novos não se deixem enganar, e a partir das quais se pode ver o ridículo em que caem aqueles que, por fraqueza de espírito, ingenuidade ou ignorância, se deixam manipular e fanatizar por quem deles se serve e assim perpetua um poder bem mais absoluto do que devia, e para o qual a ética e a justiça estão, não na ponta da espingarda como diria Mao-Tse-Tung, mas sim numa qualquer comemoração triunfante na Alameda das Antas. Vejamos:

1 - Será o menos importante, mas para começar, a cor vermelha diz bastante. Salazar, que nem sequer gostava de futebol, nunca patrocinaria um clube com as cores da sua figadal inimiga União Soviética. A comunicação social até foi forçada a utilizar a palavra "encarnados" para descrever o Benfica, de modo a não conjugar "vermelhos" com "vencedores", o que poderia ser dramático para o regime. Ao contrário do Real Madrid – que usava cores queridas aos falangistas de Franco -, o Benfica usava as cores da revolta. Diria até que, por exemplo, o azul e o branco ficariam esteticamente bem melhor com toda a simbologia salazarista.

2 - O Estado Novo teve início em 1926 e começou a desintegrar-se em 1961 com as crises estudantis e a guerra colonial. Pois foi precisamente na fase decadente do antigo regime que o Benfica emergiu como força dominante do desporto português.Nos primeiros vinte e cinco campeonatos nacionais (entre 1934 e 1959, ou seja o período mais relevante do Salazarismo), a lista de vencedores é encabeçada pelo Sporting com 10 títulos, seguindo-se o Benfica com 9, o F.C. Porto com 5 e o Belenenses com 1. O Benfica tinha portanto vencido 36 % dos campeonatos – em 2008 tem 42%...

3 - O 25 de Abril foi, como todos sabem, em 1974. Pois nas três épocas seguintes o Benfica foi tricampeão!. Nos vinte anos a seguir à revolução o clube da Luz, não parecendo sentir nada o fim da ditadura, venceu 10 campeonatos, 7 taças, e foi a 3 finais europeias. No mesmo período o F.C.Porto conquistou 8 campeonatos, 5 taças e foi a 2 finais europeias. O Sporting venceu 2 campeonatos e 2 taças.A crise benfiquista, e a consequente hegemonia portista, deu-se apenas devido às sucessivas má gestões de Jorge de Brito (neste caso mais de quem o acompanhava), e sobretudo, Manuel Damásio e Vale e Azevedo que, paralelamente a outros aspectos, abriram campo aos triunfos portistas das últimas décadas.

4 - Por falar em presidentes, o Benfica foi ao longo da sua história, e enquanto durou o regime anterior, quase sempre presidido por ilustres oposicionistas. Félix Bermudes foi perseguido pela PIDE, e no consolado de Tamagnini Barbosa o clube chegou a correr o risco de ser encerrado pelo governo por alegadamente estar tomado por "conspiradores". Um outro presidente (Júlio Ribeiro da Costa) teve mesmo de se demitir para que o clube não fosse mais penalizado pelo regime, dada a sua forte conotação política com a oposição. O Benfica chegou a ter um presidente operário (Manuel Afonso, também, naturalmente, oposicionista), e foi, de longe, o clube desportivo que mais problemas criou a Salazar, como de resto seria de esperar numa agremiação tão marcadamente popular desde a sua fundação.

5 - Os órgãos sociais do Benfica sempre foram eleitos democraticamente, o que por diversas vezes foi alvo do olhar recriminador da PIDE, que acompanhou os actos eleitorais e assembleias-gerais bem de perto. Durante muitos anos foi o Benfica a única das grandes instituições do país onde o poder era escolhido através de voto livre e democrático. Nem o Jornal do clube escapou à perseguição, sobretudo quando tinha à sua frente José Magalhães Godinho.

6 - Os poderes públicos apoiavam tanto os "encarnados" que em 1956 escolheram o Sporting – por convite - para participar na primeira edição da Taça dos Campeões Europeus, apesar do campeão da época anterior ter sido o Benfica.

7 - O Estádio das Antas, construído com fortíssima ajuda do regime, e financiado por gente a ele ligada, foi inaugurado num dia 28 de Maio, data em que Gomes da Costa havia partido do norte em direcção a Lisboa para instalar a ditadura em Portugal, 26 anos antes. Curiosamente, o Benfica estragou a festa e venceu por…2-8 !!Pelo contrário, o Estádio da Luz foi construído (muitas vezes literalmente) pelos sócios do Benfica, sem recurso a quaisquer subsídios, e permitiu ao clube acabar com os sucessivos despejos a que foi sujeito e a que foi estoicamente resistindo. Curiosamente, o estádio que o Benfica utilizava antes tinha sido arrendado pelo Sporting (clube da aristocracia lisboeta), que então lhe chamava Estádio 28 de Maio. O Benfica não só fez questão de o inaugurar num dia 5 de Outubro, como lhe mudou o nome, designando-o apenas por "Campo Grande".

8 - No início dos anos quarenta, época dourada de Salazar, o F.C.Porto beneficiou da ajuda dos seus influentes homens do poder para, através de dois cirúrgicos alargamentos, evitar cair para a segunda divisão, após se ter classificado em terceiro lugar no seu campeonato regional, que na altura apurava as equipas (os dois primeiros) para a prova nacional. Mal se sabia que, décadas e décadas depois, seria novamente a sua influência a evitar a descida, agora por motivos bem diferentes, e bem mais nebulosos.

9 - Como referiu Manuel Alegre – insuspeito de salazarismo – os relatos dos jogos do Benfica, e as suas vitórias, eram motivo de grande regozijo entre os exilados políticos. O Benfica era mesmo, para alguns deles, o único motivo de orgulho no seu país.

10 - O Benfica foi campeão europeu com jogadores que faziam parte dos movimentos de libertação das colónias, como Santana e Coluna. Obviamente que Salazar não teve alternativa senão engolir o sapo e colar-se ao êxito do clube, aproveitando-se dele para efeitos políticos.

11 - Nas comemorações da vitória aliada na segunda guerra mundial, toleradas por Salazar apenas por receio de represálias dos vencedores – sobretudo a tradicional aliada Inglaterra – viram-se nas ruas bandeiras de França, dos Estados Unidos, de Inglaterra e…do Benfica, estas naturalmente substituindo as da URSS, e utilizadas por oposicionistas comunistas.

12 - O hino do Benfica ("Ser Benfiquista") cantado por Luís Piçarra não é o original do clube. O primeiro hino, composto por Félix Bermudes, chamava-se "Avante Benfica" e foi silenciado pelo regime.

13 - O Estádio da Luz passou 17 anos, desde a sua fundação, sem ser utilizado pela selecção nacional. Só já nos anos setenta se disputou o primeiro jogo de Portugal num estádio benfiquista. Nunca se jogou a final da taça na Luz ou em qualquer outro estádio utilizado pelo Benfica, ao contrário do que aconteceu nas Antas, onde o F.C.Porto disputou (em casa) nada menos que três finais, antes e depois do 25 de Abril.

14 - O primeiro grande escândalo de arbitragem na história do futebol português valeu um título ao F.C.Porto. Estávamos em 1939, no auge da ditadura salazarista, e no jogo decisivo os "vermelhos" viram um golo anulado nos últimos instantes, que valeria a vitória e o título. Também a história Calabote (que foi irradiado) está mal contada e de resto redundou num outro título para o F.C.Porto, que aliás já na altura demonstrava uma propensão enorme para se envolver em questões desta natureza.

15 - Ao longo dos anos do regime ditatorial, as situações em que os poderes públicos e federativos prejudicaram o Benfica administrativamente sucederam-se. Uma das mais conhecidas foi a não autorização para adiar o jogo da Taça de Portugal frente ao V.Setúbal, marcado para o dia seguinte à final de Amsterdão em 1962. Mas houve outras, como a marcação da repetição de um jogo para três dias antes da tal jornada de Calabote, obrigando o Benfica a um desgaste adicional que lhe poderá ter custado o título.

16 - Nunca em tempo algum o Benfica teve um seu sócio, ou mesmo adepto, como presidente de organismos ligados à arbitragem do futebol. O F.C.Porto é o que se sabe, e o Sporting também não se pode queixar pois tem agora lá um "emblema de ouro".

17 - O Benfica conquistou mais títulos nacionais nas modalidades extra-futebol em democracia (57), do que em ditadura (44). Ao contrário, por exemplo, do F.C.Porto, que à excepção do caso específico do hóquei em patins, tem mais títulos antes da revolução de Abril do que depois (25 antes -19 depois).

18 - O Benfica tem entre os seus adeptos gente de todos os estratos sociais e sectores políticos. Mas convenhamos que Álvaro Cunhal, José Saramago, Xanana Gusmão, António Guterres, Jerónimo de Sousa, António Vitorino de Almeida, Artur Semedo, Manuel Alegre, Miguel Portas e muitas outras figuras da esquerda portuguesa, simpatize-se mais ou menos com elas, nunca seriam seguramente adeptos de um clube de algum modo relacionado com o regime fascista.

19 - É curioso que o Benfica, tendo adeptos espalhados pelo país e pelo mundo, tem maior expressividade precisamente nas zonas mais conhecidas pelo seu combate ao fascismo, ou seja Alentejo – onde a percentagem de benfiquistas é absolutamente esmagadora - e cintura industrial de Lisboa, nomeadamente a margem sul do Tejo. Pelo contrário, o F.C.Porto tem a grande maioria dos seus adeptos concentrados na região norte, pouco conhecida pelo combate democrático – pode ser injusto para muitos dizê-lo, mas a verdade é que a maioria dos agentes da PIDE eram nortenhos, e a maioria dos detidos eram provenientes justamente das zonas onde existe maior expressão do benfiquismo.Nos anos quentes da reforma agrária, no pós-revolução, sei de pessoal das UCP's alentejanas que se organizava em excursões para os jogos internacionais do Benfica.

20 - Seria interessante também fazer a contabilidade dos adeptos e sócios do Benfica nas ex-colónias. Como seria possível haver tantos benfiquistas, por exemplo, em Angola e Moçambique, se o clube tivesse alguma conotação com o regime que durante anos lhes negou a independência e lhes deu a guerra?


Etiquetas: ,

Qualquer tipo de publicidade e/ou comentário que tente denegrir a imagem de qualquer elemento/visitante deste blog será imediatamente apagado, sem aviso prévio.

Enviar um comentário

O quê? Já estamos a gravar? ups..
Olá pessoal!
É só para dizer para quando comentarem, não insultarem ninguém (a não ser que tenham razão :D), não fazer Pub., e principalmente não desiludir a vossa mãe, e ser bem-educado ;)
(Ou podes também fazer o contrário de tudo, mas arriscas-te a ver o teu comentário apagado! :D)
Vá agora deixa-te de merdas e comenta! ;)
Thanks!

Blogger Guakjas disse:
Excelente artigo. Eu nunca fui de "insistir" nessa coisa que o Benfica ganhou muitos títulos no tempo de Salazar porque era o clube do regime, mas agora aí fica a prova! Muito bom mesmo!
Também não é à toa que 90% dos comunistas em Portugal são do Benfica...Percebe-se porquê...

Um abraço Knuckles e parabéns por teres achado esta "pérola".
28 de outubro de 2010 às 13:37  
Anonymous Anónimo disse:
O artigo está realmente interessante e esclarecedor...

Para mim, dizer que o Benfica só foi campeão por causa do Salazar é como dizer que o Porto só ganha campeonatos porque o Pinto da Costa compra os árbitros...
28 de outubro de 2010 às 19:15  
Blogger Knuckles disse:
^
Surdo, ou sem youtube?
29 de outubro de 2010 às 00:17  
Blogger César Santos disse:
É um belo artigo, sem dúvida...

Só é pena é ser um artigo feito do ponto de vista do um benfiquista, mas é um bom artigo, uma bela forma de esconder os "ses",os "mas" e os "porquês" dessa história...

Cumprimentos
29 de outubro de 2010 às 10:43  
Anonymous Anónimo disse:
"Só é pena é ser um artigo feito do ponto de vista do um benfiquista, mas é um bom artigo, uma bela forma de esconder os "ses",os "mas" e os "porquês" dessa história..."

Desculpa lá César, mas o artigo apresenta factos bem concretos e objectivos! Não compreendo onde vês os ses e os mas...
29 de outubro de 2010 às 12:53  
Blogger Knuckles disse:
"Só é pena é ser um artigo feito do ponto de vista do um benfiquista, mas é um bom artigo, uma bela forma de esconder os "ses",os "mas" e os "porquês" dessa história..."

Uma bela forma de esconder o quê? O que há para esconder? As verdades factuais acima descritas, presentes em documentos históricos e/ou historiográficos? Não entendo esse trecho sinceramente, posso estar a interpretar incorrectamente o que pretendes transmitir, mas caso seja o que julgo ser, é uma amostra gritante do fanatismo, dogmatismo e incoerência intelectual que se inserem na perfeição no estereótipo dos célebres anti-benfiquistas nacionais.

Por isso, até refutares devidamente alguns dos 20 pontos em cima (seguro de que alguns provocarão azia ao teu gosto futebolístico), não me alongarei mais.
29 de outubro de 2010 às 14:51  
Blogger César Santos disse:
Mas tu achas que vou perder o meu tempo em pesquisar sobre os factos que apresentaste??? Não tenho a mínima dúvida que são reais e verdadeiros, até porque tu és demasiado inteligente para suportar uma teoria em factos irreais, mas isso não impede que toda esta história tenha os seus "mas"...

Muito sinceramente, não vou entrar em discussão contigo, tens direito à tua opinião e direito a pronunciá-la, no entanto, penso que deverias preocupar-te em enunciar o "porquê" do Benfica ser grande e não em mostrar que o Benfica é grande. Ao contrário de ti, eu consigo enunciar mais de 100 motivos a dizer porque é que o FC Porto é grande e em todos eles não encontras uma única referência ao Benfica. Já tu, bem... Faz as contas... É apenas uma regra de três simples...

Cumprimentos

P.S.:Tentarei deixar aqui um texto de um grande amigo portista que conheci há uns anos atrás... Ele também tem alguns factos interessantes no seu texto e verás que a tua realidade não é bem aquilo que parece.
29 de outubro de 2010 às 15:14  
Blogger Knuckles disse:
"Mas tu achas que vou perder o meu tempo em pesquisar sobre os factos que apresentaste??? Não tenho a mínima dúvida que são reais e verdadeiros, até porque tu és demasiado inteligente para suportar uma teoria em factos irreais, mas isso não impede que toda esta história tenha os seus "mas"..."

Só quero saber quais são essas mas, no caso da temática apresentada. Enquanto não os tiveres, acho que é desnecessária uma reposta robótica.

"no entanto, penso que deverias preocupar-te em enunciar o "porquê" do Benfica ser grande e não em mostrar que o Benfica é grande."

Terei todo o gosto em faze-lo. Aliás, aceito o repto e quando tiver um free time escreverei e pesquisarei (ainda mais) sobre isso. De momento estou ocupado a fazer um outro texto de outro teor para o blogue, mas fica a promessa de que farei o que pedes.

"Ao contrário de ti, eu consigo enunciar mais de 100 motivos a dizer porque é que o FC Porto é grande e em todos eles não encontras uma única referência ao Benfica. Já tu, bem... Faz as contas... É apenas uma regra de três simples..."

Meu caro amigo, eu dou-te 200. As minhas referências vêm de encontro aos comentários a muitos dos meus textos de cariz futebolístico por estas bandas e a conversas de cafés que pontualmente ouvia acerca da hegemonia encanada. Aliás, neste texto, a indicação ao FCP é apenas uma contra-resposta, aliás apenas está incluída pelo simples facto de demonstrar o quão falacioso é o vosso argumento.

"P.S.:Tentarei deixar aqui um texto de um grande amigo portista que conheci há uns anos atrás... Ele também tem alguns factos interessantes no seu texto e verás que a tua realidade não é bem aquilo que parece."

LOOL, fico à espere que alterem o meu mundo então ;)
29 de outubro de 2010 às 16:34  
Blogger César Santos disse:
Bem, deixo-te aqui alguns factos curiosos, relativamente a alguns episódios que envolvem o Benfica. No entanto, deixa-me já alertar-te para o facto de não ser o responsável pelas linhas que se seguem e que a personagem que o idealizou fê-lo em resposta a outro Benfiquista, tal qual como tu...

"- os benfiquistas e os do Benfica partilham de um mal: acham sempre que o Benfica perde porque quer!
Já frente ao Liverpool, no ano passado, para a Liga Europa, o entendido em futebol e negócio do futebol sr. Rui Santos, afirmou alto e bom som que o Benfica, a meio da 2ª parte em Anfield Road, desistiu de jogar futebol. Ou seja, o Benfica deu preferência ao campeonato, isso era o mais importante. Por isso, desistiu da Liag Europa. Não foi o Liverpool que foi melhor! O Benfica é que não quis ganhar a eliminatória.
Na SuperTaça Cândido de Oliveira mais do mesmo! Não foi o Porto que foi melhor, o Jesus é que viu na SuperTaça apenas uma forma de dar minutos aos titulares. Repararam na diferença? Após o Torneio de Paris, o André Villas Boas estava fragilizado e bastava um piparote para toda a estrutura portista se desmanchar, foi aqui dito pelo caríssimo José Armando... notaram? Em Paris o Porto não quis dar minutos aos titulares, em Paris o Porto quis ganhar e perdeu. Logo, bastava um piparote para tudo ir abaixo!
Jesus é que não deu a importância que devia ter dado à SuperTaça, não percebendo a dinâmica de vitória que um triunfo nesta comeptição causa, ao auemntar os níveus anímicos das equipas. Se tivesse dado a devdia importância, o Benfica tinha ganho. Ou seja, mais uma vez: o Benfica quis perder. Pena que o argumento não valha para a pouca importância que Villas Boas (que jogou com a segunda equipa...) deu ao Torneio de Paris...
- respondendo ao sr. José Armando, como deve calcular, eu não sou historiador do Benfica nem dos seus 106 anos de história. Não sou nem quero sê-lo. Mas já por várias vezes fui aqui dizendo e apontando o dedo (não "me" estou sempre a defender ao contrário do que diz) a episódios que me marcaram no futebol português (e só por distracção ou desinteresse pelos meus comentários pode ser afirmado que eu nada ponte ou apenas me defenda). Mas cá vai (outra vez):
- Campomaiorense x Porto. Assisti aí, cortesia de Bruno Paixão, à maior vergonha do futebol português. Nesse ano perdemos o campeonato na última jornada para os leões...
- caso Ricardo vs Luisão. Benfica de "Il Trap" venceu o campeonato à custa desse lance. Pena que os leões insistam tantas vezes no "caso Ronny" e não falem com tanta veemência deste caso...
- Estoril x Benfica, disputado no Algarve, com 30 mil benfiquistas a apoiar o seu clube. Na semana que antecedeu o jogo, o sr. Veiga foi ao campo de treinos do Estoril, inclusivamente chegando a falar com jogadores. Isso está documentado e foi dito por Lito no final desse jogo.
- essa arbitragem foi escandalosa. E, recorrendo a factos (também nada insinuo), digo que o árbitro apitou com chuteiras emprestadas pelo Benfica.
30 de outubro de 2010 às 11:47  
Blogger César Santos disse:
- mais factos: nesse ano, Veiga era director da SAD encarnada e detinha acções na SAD do Estoril, contrariando o regulamento da Liga no que concerne a equipas do mesmo escalão.
- Alverca de Filipe Vieira. Qual o seu papel? E os 5 milhões da transferência de Pedro Mantorras de Alverca para a Luz quando o presidente à data era Vieira, onde param? Qual a relação, nessa altura, entre Benfica e Alverca? Ou o mal é só para o António Salvador, portista e presidente do Braga ?...
- Belenenses x Benfica, de há uns anos (não consigo precisar a época). Edgar (depois andou por Espanha) faz dois golos que não entraram na baliza dos de Belém. Quem não se lembra de ver o guardião dos Belenenses ajoelhado perante o árbitro a jurar pelos seus filhos que a bola não tinha entrado?
- ano em que o Boavista foi campeão. Porto perdeu esse título por 1 ponto. Nesse ano, num Benfica x Boavista, Clayton bate um canto directo, sendo que a bola entrou claramente, tendo Bossio retirado a bola completamente de dentro da baliza. Golo não validade. Resultado final: 1 x 1.
- episódios dos túneis, que castigaram por imensos meses, numa decisão nuna vista, Hulk, Sapunaru e Vandinho, atletas dos rivais directos dos encarnados. Ou seja, por agredirem um steward, um jogador apanha mais jogos do que se agredisse um adversário. Erro de leis (lacunas), certamente. Rui Costa aproveitou-o como ninguém e, não sejamos ingénuos, colocou lá stweards a pressionar e provocar os jogadores do Porto (a imagem do steward atrás de Fernando é ilucidatória). O resultado foi o que se viu. Curiosamente, o dr Ricardo Costa (que tem vindo a mostrar opiniões sempre favoráveis ao Benfica desde que saiu da Liga) viu as suas decisões serem anuladas nos recursos. Mas o mal já estava feito... e Hulk e Vandinho já tinham ficado de fora na fase mais importante da época. Como é que uma equipa pode ser ressarcida dessa decisão da CD da Liga? Não pode, claro está...
- curiosamente há mais de 10 anos que ninguém, nem mesmo o Benfica e Sporting, se queixa de nada relacionado com os túneis das Antas/Dragão. Porque será?
- a incrível quantidade, no ano passado, de jogos em que o Benfica jogou contra 10 ou mesmo 9 adversários, alguns deles expulsos ainda na 1ª parte. Já houve alguém que fez a contagem... e foram quase 40% dos jogos. Elucidativo. Mas era o tal "rolo compressor"...
- os penalties simulados, na temporada transacta, por Pablo Aimar. São factos.
- Benfica x Porto, ano passado. O Porto estava a subir, o Benfica a descer. Benfica vence por 1x0 num jogo jogado num lamaçal, próprio de uma casa de um clube da distrital. Saviola num lance recebe a bola em fora de jogo. Defesa do Porto rechaça a bola. David Luiz alivia para a área. Na linha de golo está, desde a primeira jogada, Maxi Pereira, a contorcer-se com dores. Helton está junto dele, a inteirar-se da sua situação, esquecendo-se do jogo. Saviola recebe a bola aliviada por David Luiz e faz golo, perante um Helton surpreendido e atónito. Maxi Pereira, esse, continua na linha de golo com queixas...
30 de outubro de 2010 às 11:49  
Blogger César Santos disse:
Se se pode aqui referir que o caso Baía vs Petit (neste caso não há provas da bola ter entrado) mudou o curso do campeonato porque o Benfica se ganhasse "não sei não" (relembre-se que era Mourinho o comandante da nau portista...), também aqui se pode dizer que se o Porto de Jesualdo tivesse empatado ou ganho, talvez a história do campeonato tivesse sido outra. "Ses", portanto...
- muito aqui se fala da cultura portista, da educação, etc. O episódio mais triste de sempre do futebol português aconteceu numa Final do Jamor, entre Sporting x Benfica, no qual faleceu um ser humano, adepto leonino, após o arremeso de um verylight por parte de alguém que estava a ver o jogo na bancada benfiquista.
- a Agência Lusa tem imagens de há 2 épocas na Luz (já foram mostradas), em que na noite anterior ao um Benfica x Porto se vêm stewards a mudar os ângulos das câmaras de video-vigilância. Também nesse ano se assistem a tumultos no túnel.
- Braga x Benfica, época passada. A acabar a 1ª parte, Coentrão dirige uma cuspidela na direcção do banco do Braga e de Domingos Paciência ( tal cultura, a tal educação...), provocando obviamente a ira dos jogadores e dirigentes bracarenses. O que aconteceu a seguir já se sabe...
- mais factos: desde que Hulk regressou do seu castigo, o Porto não mais perdeu um jogo. Vale o que vale...
- Taça da Liga de há 2 épocas. Escândalo. Vergonha de Lucílio Baptista, que assinala um penalty por indicação do fiscal-de-linha mais distante do lance. Pedro Silva joga com o peito, Lucílio confunde com mão. Foi a forma de garantir um título ao Benfica nessa temporada...
- a luta jurídica árdua de Guimarães e Benfica pelo afastamento do Porto da Liga dos Campeões. Ai se esta obscura aliança fosse entre Porto e Braga..!
- Makukula (Marítimo), já com contrato assinado com o Benfica, é chamado a bater uma grande penalidade. Falha.
- Jorge Ribeiro, já com contrato assinado com o Benfica, é chamado a bater uma grande penalidade. Falha.
- patrocinador da Liga é o mesmo patrocinador do Benfica.
- há 2 anos Rui Costa era dirigente do Benfica e dava a imagem a um site de apostas na internet.
- "Eu quero é ganhar os lugares da Liga", Filipe Vieira. "

Cumprimentos

P.S.: Realmente cometi um erro no meu comentário anterior, uma vez que eu nunca mudarei aquilo que tu achas que é a verdade. És um fanático e, como tal, não aceitarás outra verdade que não seja a verdade encarnada. Erro meu e desculpa lá o meu atrevimento ao escrever que iria mudar a tua realidade.

P.S.2:Se um dia fosse possível, eu gostaria de apresentar aqui um texto, mais uma vez que não é da minha autoria, mas sim do meu grande "amigo" que juntou todos os factos acima descritos. Esse texto reproduz em grande parte a ideologia azul-e-branca. Se for possível concretizar isso mesmo, então, eu ficaria grato.
30 de outubro de 2010 às 11:50  
Anonymous Anónimo disse:
^ Pah, César, não leves a mal, mas o único fanático que há aqui és tu...
30 de outubro de 2010 às 11:59  
Blogger César Santos disse:
^
^
Oh jovem, mas eu nunca disse que não o era... Eu sou fanático pelo FC Porto, sem qualquer dúvida. No entanto, assim como o autor do texto tem direito às suas opiniões e tem direito a expressá-las, eu também o tenho.

Se isso fere susceptibilidades já não é problema meu, assim como não é problema do Knuckles responder a um tipo como eu, quando faz um texto. Ele responda se, quando e como quiser. Sem problemas. É futebol, cada um tem a sua preferência, e mandamos aqui umas bocas um ao outro, mas não é por isso que não tenho admiração por aquilo que o Knuckles e por aquilo que ele escreve, até porque o conheço de "outras paragens", mas isso não me obriga a dizer sim a tudo o que ele escreve. E no futebol estamos em lados opostos e sempre estaremos.

Cumprimentos
30 de outubro de 2010 às 13:03  
Blogger Knuckles disse:
“os benfiquistas e os do Benfica partilham de um mal: acham sempre que o Benfica perde porque quer!
Já frente ao Liverpool, no ano passado, para a Liga Europa, o entendido em futebol e negócio do futebol sr. Rui Santos, afirmou alto e bom som que o Benfica, a meio da 2ª parte em Anfield Road, desistiu de jogar futebol. Ou seja, o Benfica deu preferência ao campeonato, isso era o mais importante. Por isso, desistiu da Liag Europa. Não foi o Liverpool que foi melhor! O Benfica é que não quis ganhar a eliminatória.”
Fraco argumento. Foi notório o sentido de prioridade dado ao campeonato, quye teria de ser um ponto de partida (e hegemonizado deurante bastantes anos) para evoluir para outras conquistas. Nesse sentido, lembro-me, e embora estivesse na minha viagem de finalistas e não ter conseguido assistir ao jogo na íntegra, de ver o Sidnei a central, com uma adaptação do David Luiz a lateral esquerdo. Ora isto provou que o Benfica queria vencer o jogo (como é óbvio) mas não fazia disso sua prioridade. Temos pena que as pessoas levem literalmente à letra cada discurso desportivo e não saibam interpretar o seu significado. Mérito reconhecido ao Liverpool.

“Na SuperTaça Cândido de Oliveira mais do mesmo! Não foi o Porto que foi melhor, o Jesus é que viu na SuperTaça apenas uma forma de dar minutos aos titulares. Repararam na diferença? Após o Torneio de Paris, o André Villas Boas estava fragilizado e bastava um piparote para toda a estrutura portista se desmanchar, foi aqui dito pelo caríssimo José Armando... notaram? Em Paris o Porto não quis dar minutos aos titulares, em Paris o Porto quis ganhar e perdeu. Logo, bastava um piparote para tudo ir abaixo!
Jesus é que não deu a importância que devia ter dado à SuperTaça, não percebendo a dinâmica de vitória que um triunfo nesta comeptição causa, ao auemntar os níveus anímicos das equipas. Se tivesse dado a devdia importância, o Benfica tinha ganho. Ou seja, mais uma vez: o Benfica quis perder. Pena que o argumento não valha para a pouca importância que Villas Boas (que jogou com a segunda equipa...) deu ao Torneio de Paris...”
O Benfica perdeu a final da SuperTaça com toda a justiça. Não conseguiu consolidar a perda de pedras basilares da sua equipa e ressentiu essa mesma diferença. Agora o argumento em si é ridículo, pois lembro-me de no fim da dita disputa toda a conjuntura encarnada ter dado os devidos créditos ao conjunto azul.
“- respondendo ao sr. José Armando, como deve calcular, eu não sou historiador do Benfica nem dos seus 106 anos de história. Não sou nem quero sê-lo. Mas já por várias vezes fui aqui dizendo e apontando o dedo (não "me" estou sempre a defender ao contrário do que diz) a episódios que me marcaram no futebol português (e só por distracção ou desinteresse pelos meus comentários pode ser afirmado que eu nada ponte ou apenas me defenda). Mas cá vai (outra vez):
- Campomaiorense x Porto. Assisti aí, cortesia de Bruno Paixão, à maior vergonha do futebol português. Nesse ano perdemos o campeonato na última jornada para os leões...”
30 de outubro de 2010 às 15:39  
Blogger Knuckles disse:
Lembro-me de assistir a trechos desse jogo na Internet num jogo em que o Jardel se fartou de apanhar de uma central. Verdade. Mas agora questiono: E quando o “carniceiro” humano Paulinho Santos partiu a cana do nariz a João Vieira Pinto? O que é feito aos anos dourados da defesa bélica de Secretário, Jorge Costa e associados? Quem não se lembra de festival de boxe auferido por Bruno Alves na final da Taça da Liga do ano passado? Tudo impunemente arbitrado pelo Sr.Jorge Sousa, o mesmo que, volto a frisar, ajuizou 2 jogos a Cardozo por este se ter dirigido ao balneário, e acabou com nota 8.
“caso Ricardo vs Luisão. Benfica de "Il Trap" venceu o campeonato à custa desse lance. Pena que os leões insistam tantas vezes no "caso Ronny" e não falem com tanta veemência deste caso...”
Não vou responder a isto. Quem encontrar alguma irregularidade neste lance consegue ser mais bronco que o chimpanzé que recicla em 2 horas.
“Estoril x Benfica, disputado no Algarve, com 30 mil benfiquistas a apoiar o seu clube. Na semana que antecedeu o jogo, o sr. Veiga foi ao campo de treinos do Estoril, inclusivamente chegando a falar com jogadores. Isso está documentado e foi dito por Lito no final desse jogo.
- essa arbitragem foi escandalosa. E, recorrendo a factos (também nada insinuo), digo que o árbitro apitou com chuteiras emprestadas pelo Benfica.
“mais factos: nesse ano, Veiga era director da SAD encarnada e detinha acções na SAD do Estoril, contrariando o regulamento da Liga no que concerne a equipas do mesmo escalão.
- Alverca de Filipe Vieira. Qual o seu papel? E os 5 milhões da transferência de Pedro Mantorras de Alverca para a Luz quando o presidente à data era Vieira, onde param? Qual a relação, nessa altura, entre Benfica e Alverca? Ou o mal é só para o António Salvador, portista e presidente do Braga ?...
- Belenenses x Benfica, de há uns anos (não consigo precisar a época). Edgar (depois andou por Espanha) faz dois golos que não entraram na baliza dos de Belém. Quem não se lembra de ver o guardião dos Belenenses ajoelhado perante o árbitro a jurar pelos seus filhos que a bola não tinha entrado?”
Jus tone thing: http://www.youtube.com/watch?v=VfChekPo6FM isto e os outros tantos gentilmente cedidos pelo Ministério Público.
“- episódios dos túneis, que castigaram por imensos meses, numa decisão nuna vista, Hulk, Sapunaru e Vandinho, atletas dos rivais directos dos encarnados. Ou seja, por agredirem um steward, um jogador apanha mais jogos do que se agredisse um adversário. Erro de leis (lacunas), certamente. Rui Costa aproveitou-o como ninguém e, não sejamos ingénuos, colocou lá stweards a pressionar e provocar os jogadores do Porto (a imagem do steward atrás de Fernando é ilucidatória). O resultado foi o que se viu. Curiosamente, o dr Ricardo Costa (que tem vindo a mostrar opiniões sempre favoráveis ao Benfica desde que saiu da Liga) viu as suas decisões serem anuladas nos recursos. Mas o mal já estava feito... e Hulk e Vandinho já tinham ficado de fora na fase mais importante da época. Como é que uma equipa pode ser ressarcida dessa decisão da CD da Liga? Não pode, claro está...”
30 de outubro de 2010 às 15:39  
Blogger Knuckles disse:
Facto: http://www.youtube.com/watch?v=DOPJmOdeqMY só é pena o Fernando não apanhar outros tantos.
“ curiosamente há mais de 10 anos que ninguém, nem mesmo o Benfica e Sporting, se queixa de nada relacionado com os túneis das Antas/Dragão. Porque será?”
LOOOOOL. Ninguém se queixa do tonel das Antas? Quem escreveu isto veio de Júpiter ou é biologicamente idiota? Oi? Guarda Abel? Cheiro a álcool? Por infeliz, aprendiz de aprendiz.
“a incrível quantidade, no ano passado, de jogos em que o Benfica jogou contra 10 ou mesmo 9 adversários, alguns deles expulsos ainda na 1ª parte. Já houve alguém que fez a contagem... e foram quase 40% dos jogos. Elucidativo. Mas era o tal "rolo compressor"...”
Falta juntar à estatística o número de faltas sofridas pelo conjunto encarnado, o maior da última década, daí que se justifique plenamente esta subida das sanções disciplinares. É directamente proporcional.
“os penalties simulados, na temporada transacta, por Pablo Aimar. São factos.”
Só vi um em Leiria. Se me quiseres facultar outros, estás à vontade.
“Benfica x Porto, ano passado. O Porto estava a subir, o Benfica a descer. Benfica vence por 1x0 num jogo jogado num lamaçal, próprio de uma casa de um clube da distrital. Saviola num lance recebe a bola em fora de jogo. Defesa do Porto rechaça a bola. David Luiz alivia para a área. Na linha de golo está, desde a primeira jogada, Maxi Pereira, a contorcer-se com dores. Helton está junto dele, a inteirar-se da sua situação, esquecendo-se do jogo. Saviola recebe a bola aliviada por David Luiz e faz golo, perante um Helton surpreendido e atónito. Maxi Pereira, esse, continua na linha de golo com queixas...”
Isto é demasiado ESTÚPIDO E BÁRBARO para ser comentado. Qual a parte de que Maxi está fora-de-jogo mas não intervêm no lance? Qual a parte da posição legal de Saviola que não entendem. Se queriam ganhar, que o merecessem dentro de campo, e não venham com argumentos fúteis e insanos do arco-da-velha.
“Se se pode aqui referir que o caso Baía vs Petit (neste caso não há provas da bola ter entrado) mudou o curso do campeonato porque o Benfica se ganhasse "não sei não" (relembre-se que era Mourinho o comandante da nau portista...), também aqui se pode dizer que se o Porto de Jesualdo tivesse empatado ou ganho, talvez a história do campeonato tivesse sido outra. "Ses", portanto...”
Outra pérola. Daqui a pouco elabora um cintilante colar. Então mas que lance que suscite dúvidas existiu no derby? Ouve apenas uma equipa em campo, que mereceu integralmente a vitória. O FCP praticamente não auferiu de situações de perigo, como podia almejar o empate?
“ muito aqui se fala da cultura portista, da educação, etc. O episódio mais triste de sempre do futebol português aconteceu numa Final do Jamor, entre Sporting x Benfica, no qual faleceu um ser humano, adepto leonino, após o arremeso de um verylight por parte de alguém que estava a ver o jogo na bancada benfiquista.”
30 de outubro de 2010 às 15:40  
Blogger Knuckles disse:
Sobre isto nem me vou pronunciar. Basta ouvires a música da tua claque predilecta e visitares o seu site.
“a Agência Lusa tem imagens de há 2 épocas na Luz (já foram mostradas), em que na noite anterior ao um Benfica x Porto se vêm stewards a mudar os ângulos das câmaras de video-vigilância. Também nesse ano se assistem a tumultos no túnel.”
Toquem a música dos X-Files. Ai vem as gravações fantasmas que nunca se viram, mas existem… Deplorável.
“Braga x Benfica, época passada. A acabar a 1ª parte, Coentrão dirige uma cuspidela na direcção do banco do Braga e de Domingos Paciência ( tal cultura, a tal educação...), provocando obviamente a ira dos jogadores e dirigentes bracarenses. O que aconteceu a seguir já se sabe...”
Outra ostra pornta a abrir. Primeiro a situação começou com João Pereira, fonte de virtudes e educação, a pontapear e a adjectivar impropriamente a mãe de Coentrão. Depois nunca ouvi falar da cuspidela de Coentrão, o lance foi instigado pelo pontapé de Di Maria. E claro, foi o que se segue. Isso é ser-se superior. Agiram em auto-defesa os coitados. Mas isto tem algum cabimento? Se alguém me provoca eu respondo ao murro? Mas isto agora é uma anarquia? Quem não sabe andar no futebol não anda.
“- mais factos: desde que Hulk regressou do seu castigo, o Porto não mais perdeu um jogo. Vale o que vale...”
O ano transacto, Hulk jogou o campeonato de Inverno na íntegra e vocês ostentavam o 3º lugar mesmo com a colaboração do vosso Messias. Vale o que vale…
“Taça da Liga de há 2 épocas. Escândalo. Vergonha de Lucílio Baptista, que assinala um penalty por indicação do fiscal-de-linha mais distante do lance. Pedro Silva joga com o peito, Lucílio confunde com mão. Foi a forma de garantir um título ao Benfica nessa temporada...”
Verdade. Contudo o golo mais estúpido da história do futebol nacional (quiçá mundial) foi o infame golo do nevoeiro nas antigas Antas, onde um apanha-bolas devolve a bola que havia saído pela linha final esta acaba por entrar na baliza sendo assinalado o respectivo golo a favor dos azuis.
“ a luta jurídica árdua de Guimarães e Benfica pelo afastamento do Porto da Liga dos Campeões. Ai se esta obscura aliança fosse entre Porto e Braga..!”
Pobre insensatez. O Guimarães apenas buscava a participação directa na Liga Milionária. Aliás os clubes intervieram individualmente e não em conjunto nesse sentido. Aí se vê a existência da “aliança”.
“Makukula (Marítimo), já com contrato assinado com o Benfica, é chamado a bater uma grande penalidade. Falha.”
“Jorge Ribeiro, já com contrato assinado com o Benfica, é chamado a bater uma grande penalidade. Falha.”
Porto vs. Olhanense da época transacta. Aconselho novo visionamento.
30 de outubro de 2010 às 15:40  
Blogger Knuckles disse:
“patrocinador da Liga é o mesmo patrocinador do Benfica.”
Óbvio, na busca de fundos monetários. Nós temos uma identidade independente que nos é associada a patrocinador. Vocês têm um ex jogador e dirigente a presidente. É o que se chama um tiro no pé.
“ há 2 anos Rui Costa era dirigente do Benfica e dava a imagem a um site de apostas na internet.”
Já Baía a dava nos anos em que aquecia o banco da Helton.
“"Eu quero é ganhar os lugares da Liga", Filipe Vieira. "
Pôncio Monteiro, Fernando Gomes, José Guilherme Aguiar. Preciso de continuar. Por favor ilumina a minha existência e refere um nome encarnado.
PS: A diferença entre o meu fanatismo e o teu é que eu mantneho um espírito aberto e fundamente o que escrevo, contrapondo o contrário, tu limitas-te a refutar porque sim, a responder a um argumento com outro texto, sem refutar a vericidade e/ou validade do anterior.
PS2:“ Sem problemas. É futebol, cada um tem a sua preferência, e mandamos aqui umas bocas um ao outro, mas não é por isso que não tenho admiração por aquilo que o Knuckles e por aquilo que ele escreve, até porque o conheço de "outras paragens", mas isso não me obriga a dizer sim a tudo o que ele escreve. E no futebol estamos em lados opostos e sempre estaremos.”
Sublinho.
30 de outubro de 2010 às 15:41  
Blogger Guakjas disse:
O que para aqui vai de "chicha"...
30 de outubro de 2010 às 16:54  
Blogger Unknown disse:
É assim eu mal li este post aquando da sua saída imaginei todo este trocar de palavras vindouras de autênticos fanatismos clubísticas.

Eu, orgulhosamente assumido benfiquista, quando ouço este tipo de bitaites ainda numero alguns dos factos aqui descritos (os de meu conhecimento) mas como é óbvio é praticamente impossível haver uma resposta de concordância do outro lado. É tão simples quanto isto... é mais ou menos como se tivessem aquelas cenas que os burros usam para olhar só em frente, nada mais lhes interessa do que aquilo que está à sua frente, aquilo que mais lhes convém... e isto tal como disse vem do tal fenómeno, o fanatismo. Enfim, uma discussão sem fim à vista...


PS1: o que disse refere-se às duas faces da moeda e não só à face azul e branca

PS2: tem piada porque pelo meio ouvi falar num tal 'carniceiro' humano paulinho santos e faz-me lembrar quando os doutores da minha faculdade dizem 'olha o paulinho santos' e nós pomos todos as mãos à cabeça agachados e a tremer (de medo... xD)
30 de outubro de 2010 às 19:52  
Anonymous Anónimo disse:
A discussão que para aqui vai e outras que já aqui decorreram acerca do mesmo tema só merecem uma reacção: ROFL'fuking'MAO. Discutem isto como se o facto deste ou aquele clube de futebol serem maiores determina o rumo da história da humanidade. LOL. Não se curem não.
30 de outubro de 2010 às 22:47  
Anonymous Anónimo disse:
E já agora o que raio é isto: "decidi fazer o meu trabalho de casa e após uma pesquisa pelo fabuloso mundo cibernético deparei-me com um texto soberbo, factual e bem estruturado por parte de um adepto culto e informado relativamente à temática que aborda"? "Pesquisa pelo mundo cibernáutico", e "texto factual" na mesma frase sem sequer indicar a fonte no fim? Parabéns.
30 de outubro de 2010 às 22:50  
Anonymous Anónimo disse:
Oh Knuckles, esta semana não há rescaldo infernal???

O que é que se passa???

Tás triste???
9 de novembro de 2010 às 13:19  
Anonymous Anónimo disse:
Não há porque o menino não se digna a escrever um texto a admitir o bom futebol praticado pelo Porto quando dizimou o Benfica no passado Domingo. Se houvessem erros crassos de arbitragem já estava aqui batido, mas como é difícil compilar erros suficientes para justificar o facto do Benfica ter passado a ir lavar a roupa ao 5 à Sec, nem sequer aparece para mandar um dos seus célebres e acéfalos bitaites.
12 de novembro de 2010 às 17:59